Até este domingo (22), o Facebook já recebeu mais de R$ 51,2 milhões de candidatos, sendo o maior dos fornecedores das eleições 2024. O valor supera em quase R$ 14 milhões o recebido em 2020, últimas eleições municipais. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sem a concorrência do Google, que anunciou que não iria aceitar impulsionamento de conteúdos de candidatos, a empresa de Mark Zuckerberg tem anúncios correndo nas redes sociais Facebook e Instagram, e figura com a maior receita entre fornecedores das eleições 2024.
De acordo com a pesquisa Data Reportal 2024, ao todo, o Instagram tem 134,6 milhões de usuários no Brasil. Já o Facebook tem 111,3 milhões de usuários cadastrados.
O valor atual, contudo, é menor que em 2022 (eleições presidenciais e estaduais), quando Zuckerberg faturou R$ 129,3 milhões nas eleições brasileiras e o Google R$ 126,2 milhões. As gigantes da tecnologia foram as duas empresas que mais lucraram com o pleito há dois anos.
Fornecedores das eleições 2024
Neste ano, o segundo colocado no ranking de fornecedores das eleições 2024 é a companhia de pagamentos dLocal, com quase R$ 31 milhõers recebidos. Ela tem como clientes outras big techs, como Amazon e Netflix. Além disso, a empresa teve a terceira maior verba de recebimentos em 2022, e foi a líder em 2020.
Além do Facebook e da dLocal, no Top 5, as outras três empresas maiores fornecedores das eleições 2024:
- Essent Contabilidade (R$ 17 milhões),
- M. Romano Comunicação (R$ 13,4 milhões),
- Adyen Instituição de Pagamento (R$ 11 milhões).
No total, os candidatos já registraram mais de R$ 3 bilhões em gastos com fornecedores.
Concorrentes do Facebook
Além do Google, outro possível concorrente do Facebook, seria o TikTok. Porém, o CNPJ da companhia divulgou até o momento apenas R$ 54,96 em recebimentos.
Ademais, vale lembrar também que o X segue censurado no Brasil, sendo que até este momento não há registros de doações no TSE dos CNPJs referentes ao X do Brasil.
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