O PT (Partido dos Trabalhadores) escolheu Evandro Leitão como pré-candidato à prefeitura de Fortaleza (CE), em encontro municipal do partido no último domingo (21). Ele recebeu 141 votos entre 200 delegados. A deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins acabou retirando o nome da disputa antes da votação.
Leitão exerce o terceiro mandato consecutivo como deputado estadual e é presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Ele é recém-filiado ao partido – aliado do senador Cid Gomes (PSB), o deputado deixou o PDT no final do ano passado. O pré-candidato é apoiado pelo ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e pelo governador do estado, Elmano de Freitas (PT). Nas redes sociais, Leitão afirmou estar "emocionado e honrado por receber o valioso voto de confiança" do partido.
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), Leitão tem pós-graduação em Gestão Pública e em Marketing. Entre 2014 e 2018, o deputado foi líder da bancada do governo de Camilo Santana na Alece. De 2011 a 2013, o pré-candidato foi secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social na gestão de Cid Gomes.
Quem são os outros pré-candidatos em Fortaleza
Além de Evandro Leitão, outros seis nomes lançaram-se como pré-candidatos em Fortaleza. O atual prefeito, José Sarto (PDT), deve tentar a reeleição. Também declararam interesse na disputa Capitão Wagner (União Brasil), André Fernandes (PL), Eduardo Girão (Novo), Técio Nunes (Psol) e Cindy Carvalho (Rede).
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara