O deputado estadual Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza neste domingo (27), no segundo turno das eleições municipais 2024. Ele estará à frente da gestão municipal da capital pelos próximos quatro anos.
Com 100% das urnas apuradas, Leitão, do PT, fez 716.133 votos, equivalente a 50,38% dos votos válidos dos eleitores da capital cearense. Já o deputado federal André Fernandes (PL) fez 705.295 votos – 49,63% dos votos válidos. A disputa foi apertada, com uma diferença de 10,8 mil votos entre os candidatos, e o resultado só ficou conhecido depois de apuradas 99% das urnas. A abstenção foi de 15,84%.
A vitória de Leitão marca uma reviravolta do cenário registrado no primeiro turno. No dia 6 de outubro, com 100% das urnas apuradas, Fernandes obteve 40,2% dos votos válidos (562.305 votos), enquanto Leitão ficou com 34,33% (480.174 votos).
O resultado das eleições em Fortaleza também é visto como uma vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com a definição nas urnas deste domingo, a sigla petista irá comandar 46 municípios no estado, enquanto a legenda de Fernandes não terá conquistado nenhuma prefeitura. No saldo de vereadores da capital, o PL terá cinco representantes na Câmara Municipal de Fortaleza, enquanto o partido de Leitão terá quatro.
Além dos desafios da gestão municipal, o prefeito eleito terá que lidar com os rachas políticos causados pela disputa contra André Fernandes. Com a derrota do prefeito José Sarto (PDT) no primeiro turno, a expectativa da esquerda local era que houvesse uma união em torno da candidatura petista - o que não se concretizou.
Na véspera do segundo turno, a incerteza sobre o resultado em Fortaleza era total em um dos últimos levantamentos de intenção de votos realizados na capital: pela pesquisa Quaest, Leitão e Fernandes apareciam com 50% dos votos válidos cada um. A coleta das informações junto à população de Fortaleza havia sido feita na sexta-feira (25) e no próprio sábado (26).
- Metodologia da pesquisa citada: 1.002 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela Televisao Verdes Mares LTDA . Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº CE-03187/2024.
Eleição municipal em Fortaleza foi uma das mais disputadas do país
Durante a campanha, Fernandes chegou a ter o apoio de políticos de esquerda que não simpatizam com o candidato do PT na cidade. O candidato do PL teve apoio de seis dos oito vereadores eleitos pelo PDT na capital: Gardel Rolim, Paulo Martins, Kátia Rodrigues, PPCell, Jânio Henrique e Marcel Ehrich Colares publicaram fotos ao lado de Fernandes, usando adesivos com o número do partido.
O gesto provocou um racha no partido de Ciro Gomes, que descartou apoio a Evandro Leitão após a derrota do atual prefeito José Sarto (PDT) no primeiro turno. Para contornar a situação na esquerda local, o presidente do PDT chegou a participar de evento do candidato petista e o ministro da Previdência e presidente licenciado da sigla, Carlos Lupi, manifestou apoio ao candidato.
Quem são os candidatos que disputaram a prefeitura de Fortaleza
Leitão, no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará entre 2011 e 2013, no governo de Cid Gomes. O servidor público é conhecido pela população por ter sido presidente do Ceará Sporting Club entre os anos de 2008 e 2015.
Natural de Iguatu, interior do Ceará, Fernandes ingressou na política em 2018, quando foi eleito como deputado estadual com recorde de votos. Em 2022, foi eleito deputado federal, também com a maior votação do estado. Já foi filiado ao PSL, mas acompanhou Bolsonaro quando o ex-presidente trocou de partido durante o mandato.
Após o resultado das eleições em Fortaleza, os desafios que o novo prefeito deve enfrentar
O prefeito eleito de Fortaleza herdará a capital com o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Região Nordeste, com potencial econômico gigantesco, mas também uma série de problemas. O principal deles, segundo pesquisa da AtlasIntel divulgada no dia 29 de setembro, é a criminalidade: 81% das pessoas apontaram este como o pior problema do município. Em seguida, apareceram a área da saúde (65,7%) e da educação (23%).
Fortaleza ficou em 18º lugar entre as 27 capitais brasileiras no ranking das melhores cidades para se viver no país, elaborado pela Gazeta do Povo. Na lista geral, a capital cearense ficou na 1.961ª posição entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros. O ranking, que reúne uma série de dados, mostra outro problema que deverá ser enfrentado pelo próximo gestor: mais de 7,8 mil famílias em situação de rua.
- Metodologia da pesquisa AtlasIntel: 1.211 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 18 e 23 de setembro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela Focus Comunicação e Mídia Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-02620/2024.