Fortaleza (CE) repete a polarização nacional e alça candidatos do PT e do PL ao segundo turno na disputa pela prefeitura. O segundo turno será decidido entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
Com 100% das urnas apuradas, Fernandes obteve 40,20% dos votos válidos (562.305 votos), enquanto Leitão ficou com 34,33% (480.174 votos), de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgadas neste domingo (6).
Os candidatos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente Lula (PT) agora vão disputar frente a frente para conquistar a maioria dos votos dos eleitores na capital cearense até a realização do segundo turno das eleições municipais 2024, marcadas para o próximo dia 27.
Natural de Iguatu, interior do Ceará, Fernandes ingressou na política em 2018, quando foi eleito como deputado estadual com recorde de votos. Em 2022, foi eleito deputado federal, também com a maior votação do Estado. Já foi filiado ao PSL, mas acompanhou Bolsonaro quando o ex-presidente trocou de partido durante o mandato.
Leitão, no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, atuou como secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará entre 2011 e 2013, no governo de Cid Gomes. O servidor público é conhecido pela população por ter sido presidente do Ceará Sporting Club entre os anos de 2008 e 2015.
Racha dos irmãos Gomes na eleição
O grupo político que domina a prefeitura de Fortaleza e o governo do estado há três décadas rachou, apresentando dois candidatos para a disputa das eleições municipais deste ano: Evandro Leitão, que era do PDT, filiou-se ao PT e virou o candidato do presidente Lula (PT) e do senador Cid Gomes (PSB).
Já atual prefeito da cidade, José Sarto (PDT), que venceu a eleição em 2020 com o apoio de todo o grupo, contou com o apoio apenas de Ciro Gomes (PDT) e do ex-prefeito da cidade por dois mandados, Roberto Cláudio (PDT), além da máquina municipal.
A oposição da direita, ou centro-direita, ao atual prefeito e ao PT lançou não só um, mas três candidatos, o que também pulverizou os votos dos eleitores. Os dois mais fortes, André Fernandes (PL) e Capitão Wagner (União), outrora aliados, começaram a trocar acusações e ataques na segunda metade da campanha eleitoral.
Após o resultado das eleições em Fortaleza, os desafios que o novo prefeito deve enfrentar
O prefeito eleito de Fortaleza herdará a capital com o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Região Nordeste, com potencial econômico gigantesco, mas também uma série de problemas. O principal deles, segundo pesquisa da AtlasIntel divulgada no dia 29 de setembro, é a criminalidade: 81% das pessoas apontaram como o pior problema do município. Em seguida, apareceram a área da saúde (65,7%) e da educação (23%).
Fortaleza ficou em 18º lugar entre as 27 capitais brasileiras no ranking das melhores cidades para se viver no país, elaborado pela Gazeta do Povo. Na lista geral, a capital cearense ficou na 1.961ª posição entre os mais de 5,5 mil municípios. O ranking, que reúne uma série de dados, mostra outro problema que deverá ser enfrentado pelo próximo gestor: mais de 7,8 mil famílias em situação de rua.
Metodologia da pesquisa AtlasIntel: 1.211 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 18 e 23 de setembro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pela Focus Comunicação e Mídia Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº CE-02620/2024.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara