Presidente do PT diz que partido está em processo de recuperação e reorganização após anos que classificou como “calvário”.| Foto: reprodução/Blue Sky Gleisi Hoffmann
Ouça este conteúdo

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, minimizou neste domingo (6) o fraco desempenho do partido mesmo nos seus redutos eleitorais, mas admitiu que precisa rever as estratégias nas disputas estaduais. A legenda saiu derrotada em cidades do ABC paulista e do litoral e interior, como Araraquara, administrada por Edinho Silva, fortemente cotado como sucessor de Gleisi.

CARREGANDO :)

Apesar disso, Gleisi diz que houve uma melhora em relação a 2020, e que o PT está em um processo de recuperação e reorganização após anos difíceis que ela classificou como “calvário” e perseguição.

“Do ponto de vista do PT, não foi ruim. Melhorou em comparação a 2020. É preciso entender que a gente vive um processo de recuperação, reorganização”, disse.

Publicidade

Para a presidente petista, o partido conseguiu chegar ao segundo turno em 15 cidades, incluindo quatro capitais, e venceu no primeiro turno em Contagem e Juiz de Fora, em Minas Gerais. Já em Araraquara, onde a legenda contava com uma vitória importante, saiu derrotada pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro -- Dr. Lupena (PL) teve 49,18% dos votos válidos, enquanto que Eliana Honain (PT) teve 45,16%.

Apesar disso, Gleisi minimizou os resultados negativos e lembrou que, em 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente apesar do fraco desempenho do partido nas eleições municipais anteriores.

“Em 2020, quando tivemos um resultado catastrófico, disseram que tínhamos morrido. O que sofremos não foi pouca coisa. Sofremos um baque. E isso não influenciou na eleição presidencial”, comentou.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), também avaliou o resultado das urnas. Ele considerou que o desempenho faz parte do processo democrático e que a polarização política prevaleceu na escolha dos eleitores.

Publicidade

“O resultado faz parte do jogo democrático. A cidade fez uma escolha, a polarização venceu”, disse criticando os institutos de pesquisa que não conseguiram prever a alta abstenção nas eleições.

Gleisi ressaltou que as eleições municipais e presidenciais têm dinâmicas diferentes e que o PT continua em uma trajetória de reconstrução. No entanto, ela reconheceu a necessidade de uma avaliação mais aprofundada em alguns estados, como São Paulo.

“Existem pontos de preocupação que temos que ver melhor”, admitiu.

A presidente do PT também apontou que a derrota do candidato de Bolsonaro na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro – Alexandre Ramagem (PL) – é um indicativo da divisão política no país. Eduardo Paes (PSD) venceu a eleição com 60,47% dos votos válidos, enquanto que o candidato apoiado por Bolsonaro teve 30,8%.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade