Adriana Accorsi é pré-candidata à prefeitura de Goiânia pelo PT nas eleições de 2024. Formada em Direito e delegada de polícia, foi deputada estadual e, atualmente, ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados.
A aproximação com a política ocorreu através do pai, Darci Accorsi, professor, ex-prefeito de Goiânia e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Goiás. É um ensinamento do "seu Darci" que guia a trajetória política de Adriana: “Em nosso país, poucos têm muito e muitos têm muito pouco”. Veio daí a vontade de lutar por uma sociedade mais justa.
Natural de Itapuranga, interior de Goiás, participou do movimento estudantil durante a graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Depois, tornou-se especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais.
Foi a primeira mulher delegada-geral da Polícia Civil de Goiás com atuação em defesa das mulheres, crianças e por uma polícia mais humana. Adriana Accorsi ficou à frente da corporação entre 2012 e 2013. Consolidou a carreira como titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, onde permaneceu por mais de oito anos, entre 2003 e 2011, liderando investigações de casos de pedofilia, homicídios e exploração sexual de crianças e jovens.
Foi, ainda, secretária municipal de Defesa Social de Goiânia, convidada pelo prefeito Paulo Garcia. Em 2014, foi eleita deputada estadual pelo PT e, em 2018, foi reeleita para o segundo mandato. No pleito de 2022, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados e foi eleita como a sexta deputada federal mais bem votada do estado de Goiás.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião