Vanderlan Cardoso é pré-candidato à prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024 pelo PSD. O atual senador anunciou seu interesse em concorrer no pleito de outubro ao lado do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Natural de Iporá (GO), Cardoso é empresário do ramo alimentício. Começou a trabalhar ainda novo, vendendo salgados e engraxando sapatos. Quando tinha 17 anos, a família se mudou para Roraima.
Foi na capital Boa Vista (RR) que Cardoso começou a investir no ramo alimentício. Com a esposa Izaura Cardoso abriu seu primeiro supermercado. Nove anos depois, em 1993, o casal se mudou para Brasília e investiu na indústria de alimentos.
Transferiram a fábrica de Brasília para Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia. Ali os negócios cresceram e Cardoso dedicou-se também à política. Foi eleito prefeito da cidade em 2004 pelo PL e reeleito em 2008 pelo PR.
Em 2010, Vanderlan Cardoso concorreu ao governo de Goiás, terminando o pleito em terceiro lugar. Em 2014, tentou de novo, então pelo PSB, e também não foi eleito. Em 2016, disputou a prefeitura de Goiânia, chegou a ir para o segundo turno, mas foi derrotado por Iris Rezende (PMDB). Em 2020, tentou novamente governar Goiânia e foi derrotado por Maguito Vilela (MDB).
Voltou a ocupar um cargo público em 2019, quando assumiu uma cadeira no Senado Federal pelo PP. Ele se filiou ao PSD em 2020.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião