Vanderlan Cardoso é pré-candidato à prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024 pelo PSD. O atual senador anunciou seu interesse em concorrer no pleito de outubro ao lado do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Natural de Iporá (GO), Cardoso é empresário do ramo alimentício. Começou a trabalhar ainda novo, vendendo salgados e engraxando sapatos. Quando tinha 17 anos, a família se mudou para Roraima.
Foi na capital Boa Vista (RR) que Cardoso começou a investir no ramo alimentício. Com a esposa Izaura Cardoso abriu seu primeiro supermercado. Nove anos depois, em 1993, o casal se mudou para Brasília e investiu na indústria de alimentos.
Transferiram a fábrica de Brasília para Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia. Ali os negócios cresceram e Cardoso dedicou-se também à política. Foi eleito prefeito da cidade em 2004 pelo PL e reeleito em 2008 pelo PR.
Em 2010, Vanderlan Cardoso concorreu ao governo de Goiás, terminando o pleito em terceiro lugar. Em 2014, tentou de novo, então pelo PSB, e também não foi eleito. Em 2016, disputou a prefeitura de Goiânia, chegou a ir para o segundo turno, mas foi derrotado por Iris Rezende (PMDB). Em 2020, tentou novamente governar Goiânia e foi derrotado por Maguito Vilela (MDB).
Voltou a ocupar um cargo público em 2019, quando assumiu uma cadeira no Senado Federal pelo PP. Ele se filiou ao PSD em 2020.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas