A votação no segundo turno das eleições municipais 2024, no próximo domingo (dia 27 de outubro), seguirá o mesmo horário adotado no primeiro turno, realizado no último dia 6. Implantado nas eleições gerais de 2022, o horário de votação unificado está sendo usado pela primeira vez pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma eleição municipal. Como o fuso adotado para o horário de votação é o de Brasília, algumas cidades de outros fusos terão horários próprios para o início e fim da eleição.
É o caso de Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e Manaus (AM). Nestas cidades, o horário da votação será das 7h às 16h no horário local. Por conta do fuso horário, as seções eleitorais nestas capitais serão abertas e encerradas de forma simultânea com os outros 47 municípios onde haverá segundo turno, às 8h e às 17h, respectivamente.
Eleitores que ainda estiverem na fila nos locais de votação após às 17h - horário de Brasília - poderão votar normalmente.
A Justiça Eleitoral reforça que, com a unificação do horário da votação, a apuração dos resultados deve iniciar a partir das 17h do horário oficial de Brasília. De acordo com o TSE, é importante lembrar que a votação termina às 17h, mas os eleitores que ainda estiverem na fila nos locais de votação após esse horário poderão votar normalmente.
Nas eleições municipais deste ano, 51 cidades de todo o país terão pleito decidido no segundo turno. Destas, 15 são capitais – das 26, no total, onde há eleições municipais.
A lei eleitoral brasileira define que municípios com mais de 200 mil habitantes podem ter disputa de segundo turno das eleições, caso um dos candidatos não atinja mais de 50% dos votos totais. Nas eleições deste ano, 103 cidades estavam aptas.
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião