• Carregando...
Renato Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.
Renato Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.| Foto: Reprodução / Instagram

O irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Renato Bolsonaro confirmou sua pré-candidatura a prefeito em Registro (SP) na noite desta sexta-feira (26) em uma convenção local do PL. A presença do ex-presidente era aguardada, mas no mesmo horário Jair estava em Porto Alegre participando da convenção do PL gaúcho.

Renato Bolsonaro vai disputar sua oitava eleição em busca da primeira vitória nas urnas. Em 1994 e 1998 ele se lançou como candidato a deputado federal, sem sucesso. Dois anos depois, na reserva das Forças Armadas – ele é capitão do Exército – buscou uma vaga como vereador em Praia Grande, na Baixada Santista. Em 2004 tentou novamente se eleger vereador do município no litoral, mas não chegou a mil votos.

Nas três eleições municipais seguintes, Renato Bolsonaro foi candidato a prefeito em Miracatu, que assim como Registro fica no Vale do Ribeira. Em 2008 ele obteve seu pior resultado, 202 votos. Em 2012 e 2016 ele passou dos 2 mil votos, mas ainda assim o resultado foi insuficiente.

Mesmo sem ter sido eleito, Renato Bolsonaro mantém uma estreita ligação com o Executivo municipal em Miracatu – ele era chefe de gabinete do prefeito Nilton Hirota, recém-filiado ao PL. A intenção em se lançar novamente como candidato a prefeito, desta vez na “capital” do Vale do Ribeira, ofuscou as intenções de Hirota em buscar a reeleição.

Renato Bolsonaro vai enfrentar ex-prefeito Samuel Moreira (PSD)

Com apoios declarados de Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, e de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado de São Paulo, Renato Bolsonaro deve enfrentar Samuel Moreira (PSD) nas eleições de outubro. O que seria apenas um confronto regional pode ganhar contornos nacionais, uma vez que o candidato do PSD tem o apoio do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

A favor de Moreira contam seus dois mandatos como prefeito de Registro, dois mandatos como deputado federal, dois mandatos como deputado estadual e uma estreita relação com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), de quem foi secretário-chefe da Casa Civil quando passou pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

A reportagem apurou que pessoas ligadas a Jair Bolsonaro tentaram convencer Kassab a retirar Moreira, que conta com o apoio de União Brasil, PP, Republicanos, PSDB, PSD, PDT, MDB, Podemos e Solidariedade, da disputa pela prefeitura de Registro. Tal hipótese foi negada pelo presidente nacional do PSD.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]