Renato Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto.| Foto: Reprodução / Instagram
Ouça este conteúdo

O irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Renato Bolsonaro confirmou sua pré-candidatura a prefeito em Registro (SP) na noite desta sexta-feira (26) em uma convenção local do PL. A presença do ex-presidente era aguardada, mas no mesmo horário Jair estava em Porto Alegre participando da convenção do PL gaúcho.

CARREGANDO :)

Renato Bolsonaro vai disputar sua oitava eleição em busca da primeira vitória nas urnas. Em 1994 e 1998 ele se lançou como candidato a deputado federal, sem sucesso. Dois anos depois, na reserva das Forças Armadas – ele é capitão do Exército – buscou uma vaga como vereador em Praia Grande, na Baixada Santista. Em 2004 tentou novamente se eleger vereador do município no litoral, mas não chegou a mil votos.

Nas três eleições municipais seguintes, Renato Bolsonaro foi candidato a prefeito em Miracatu, que assim como Registro fica no Vale do Ribeira. Em 2008 ele obteve seu pior resultado, 202 votos. Em 2012 e 2016 ele passou dos 2 mil votos, mas ainda assim o resultado foi insuficiente.

Publicidade

Mesmo sem ter sido eleito, Renato Bolsonaro mantém uma estreita ligação com o Executivo municipal em Miracatu – ele era chefe de gabinete do prefeito Nilton Hirota, recém-filiado ao PL. A intenção em se lançar novamente como candidato a prefeito, desta vez na “capital” do Vale do Ribeira, ofuscou as intenções de Hirota em buscar a reeleição.

Renato Bolsonaro vai enfrentar ex-prefeito Samuel Moreira (PSD)

Com apoios declarados de Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, e de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado de São Paulo, Renato Bolsonaro deve enfrentar Samuel Moreira (PSD) nas eleições de outubro. O que seria apenas um confronto regional pode ganhar contornos nacionais, uma vez que o candidato do PSD tem o apoio do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

A favor de Moreira contam seus dois mandatos como prefeito de Registro, dois mandatos como deputado federal, dois mandatos como deputado estadual e uma estreita relação com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), de quem foi secretário-chefe da Casa Civil quando passou pela Assembleia Legislativa de São Paulo.

A reportagem apurou que pessoas ligadas a Jair Bolsonaro tentaram convencer Kassab a retirar Moreira, que conta com o apoio de União Brasil, PP, Republicanos, PSDB, PSD, PDT, MDB, Podemos e Solidariedade, da disputa pela prefeitura de Registro. Tal hipótese foi negada pelo presidente nacional do PSD.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade