O vereador Jairo Tamura, de 60 anos, é o pré-candidato indicado pelo União Brasil para a disputa pela prefeitura de Londrina (PR) nas eleições 2024. Ele está cumprindo o terceiro mandato na Câmara Municipal da cidade, e tenta ser o primeiro prefeito descendente de japoneses da história de Londrina.
Tamura nasceu em Uraí, no Norte Pioneiro do Paraná, em 1964. Formado em Agronomia e Direito, ocupou a presidência da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel) entre os anos de 2007 e 2008. Atuou na comissão regional de produção de café da Cooperativa Cotia e integrou a comissão organizadora da festa dos 100 anos da Imigração Japonesa (Imin 100), em 2008.
Em outubro daquele ano, Tamura garantiu uma vaga na Câmara Municipal de Londrina. Ele foi eleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) para a 15ª Legislatura (2009-2012) com 2.569 votos. No período, ocupou a presidência da Casa e atuou em diversas comissões no Legislativo.
A reeleição não veio em 2012, e Tamura só voltaria ao cargo de vereador em 2017, desta vez pelo Partido da República (PR), atual Partido Liberal (PL). No ano seguinte, foi escolhido líder do Executivo na Câmara. Foi presidente e membro das comissões de Justiça, Legislação e Redação, Finanças e Orçamento, Seguridade Social e Segurança Pública.
Tamura foi eleito pela terceira vez vereador pelo PL para a atual legislatura (2021–2024) com pouco mais de 3 mil votos. Em 2022, o vereador concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quando os quase 18 mil votos obtidos - a segunda maior votação para um deputado estadual na cidade – o deixaram na suplência.
A nova mudança de legenda, para o União Brasil, se deu no fim da janela partidária, no início de 2024. Em Londrina, o PL a princípio lançaria como candidato próprio o presidente da Companhia Municipal de Habitação, Bruno Ubiratan. Tamura, então, trocou de partido para entrar na disputa pela prefeitura. Por sua vez, o PL retirou a candidatura própria e declarou apoio a Tiago Amaral (PSD).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião