Os candidatos na disputa à prefeitura de João Pessoa neste segundo turno, Cícero Lucena (PP) e Marcelo Queiroga (PL), buscam apoios políticos como uma das principais estratégias para o segundo turno do pleito municipal. Os dois têm investido sobretudo em alianças nacionais para conquistar o voto do eleitorado na capital da Paraíba.
Lucena, que é o atual prefeito de João Pessoa, até o momento conta com menos apoios formais do que o adversário. Porém, teve uma votação bem superior à de Queiroga, o que quase lhe valeu a vitória ainda no primeiro turno: conquistou 49,16% (205.122 votos), enquanto o candidato do PL teve 21,77% nas urnas (90.840 votos).
O candidato à reeleição em João Pessoa recebeu apoio do ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha, que gravou vídeo pedindo voto para o gestor municipal. A gravação, compartilhada por jornais locais como ClickPB, mostra Padilha dizendo que Lucena está “investindo muito” na capital.
“Não tenha dúvidas, vote Cícero prefeito 11. Cícero que já é prefeito, candidato à reeleição. É a grande oportunidade de seguir, dar continuidade e ampliar essas parcerias com o governo federal, governo do estado e com a prefeitura de João Pessoa. Vote Cícero prefeito 11 de novo, é futuro certo para João Pessoa”, diz o ministro.
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade também anunciou, na última quarta-feira (9), apoio à reeleição de Lucena (PP). Já o deputado estadual Luciano Cartaxo, que se candidatou pelo PT ao cargo e conquistou 11,77% dos votos, afirmou ao Jornal da Paraíba que não vai fazer campanha para nenhum dos candidatos.
"Em respeito aos 50 mil pessoenses que me confiaram seu voto para prefeito de João Pessoa, informo que não vou fazer campanha para nenhum dos candidatos que estão na disputa neste 2º turno. Mais uma vez agradeço àqueles que verdadeiramente estiveram ao nosso lado nesta caminhada. E reitero que o povo de João Pessoa sempre poderá contar com o meu trabalho para melhorar a qualidade de vida de todas e todos", disse Cartaxo.
Apoios a Marcelo Queiroga para a disputa das eleições em João Pessoa
O candidato do PL nas eleições de João Pessoa, por sua vez, conta com um padrinho de peso: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que confirmou presença em um ato de campanha dele na capital na próxima quinta-feira (17). Queiroga, que é ex-ministro da Saúde de Bolsonaro, afirmou à Gazeta do Povo que a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que foi a João Pessoa no primeiro turno, deve voltar à cidade nnos próximos dias.
“Eles estão comigo. O ex-presidente sempre me orienta nessas questões políticas, ele é muito intuitivo e vem dando certo”, disse o candidato. O ex-ministro destacou os apoios do partido União Brasil, presidido pelo senador Efraim Filho; de Pedro Cunha Lima, ex-presidente do PSDB na Paraíba; e do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), que foi um dos candidatos à prefeitura e ficou em terceiro lugar, com 16,71% dos votos.
Quem também demonstrou apoio foi o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que gravou um vídeo compartilhado nas redes de Queiroga, pedindo voto ao candidato. “Teho certeza que, sendo eleito para João Pessoa, ele vai levar todas essas experiências de vida e de administração pública para bem conduzir a cidade nos proximos quatro anos”, diz Moro.