O ex-ministro José Dirceu (PT) diz que há uma “histeria” pelo avanço do ex-coach Pablo Marçal (PRTB) nas pesquisas de intenção de votos para a prefeitura de São Paulo, e afirma que a esquerda tem condições de vender os candidatos da direita na maior capital do país “como fizemos com Bolsonaro há dois anos”.
“Não adianta ficar com essa histeria, pensando que ele já ganhou. Os dados mostram que vamos para o segundo turno em São Paulo, e com todas as condições de vencer a direita”, disse o ex-ministro em entrevista à Folha de S. Paulo publicada no final da noite de domingo (25).
José Dirceu começou a ensaiar uma volta à política desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse na presidência da República, e busca uma reabilitação após a condenação pelo esquema do Mensalão e depois pela Lava Jato. Em abril deste ano, retornou ao Senado após 19 anos em uma sessão solene convocada pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) em homenagem à democracia.
Ainda segundo o ex-ministro, Pablo Marçal “está disputando os votos no campo bolsonarista”. “Se ele conquistá-los, e for para o segundo turno, vamos derrotá-lo, assim como fizemos com Bolsonaro em São Paulo há dois anos”, reforçou em referência à votação de Lula na capital em 2022.
Dirceu diz que teve conversas com analistas de pesquisas na última semana e que, com 21% da preferência do eleitorado segundo o Datafolha*, Marçal ainda não conseguiu capturar todos os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para comparação, Bolsonaro obteve 37,99% dos votos na capital paulista no primeiro turno de 2022, enquanto Lula alcançou 47,54%.
“Ele está brigando para chegar a esses 37% e tirar [Ricardo] Nunes do segundo turno. A campanha do prefeito terá que se voltar contra Marçal”, analisa o ex-ministro. De acordo com a pesquisa, Marçal está tecnicamente empatado dentro da margem de erro com Guilherme Boulos (Psol), com 23%, e Nunes (MDB), com 19%.
Nas eleições de 2022, Lula venceu Bolsonaro no segundo turno em São Paulo, obtendo 53,54% dos votos contra 46,46% do ex-presidente. Esse resultado reforça a confiança do PT de que Marçal poderá ser derrotado em um eventual segundo turno, caso consiga avançar na disputa.
*Metologia da pesquisa citada: A pesquisa foi contratada por Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S/A/TV/Rede/Canais/G2C+Globo Globo.com Globoplay. O levantamento ouviu 1.204 eleitores na capital, e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-08344/2024. A margem de erro da pesquisa, realizada dias 20 e 21 de agosto, é de três pontos percentuais.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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