Dr. Furlan (MDB) é reeleito prefeito de Macapá (AP) em primeiro turno nas eleições 2024.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

Doutor Furlan (MDB) foi reeleito para a prefeitura de Macapá com 85,08% dos votos, sendo o candidato ao Executivo com o maior percentual de votos válidos no primeiro turno das eleições de 2024. Furlan recebeu votos 204.291. Ele teve o apoio do PSD, PRD e PSB.

CARREGANDO :)

Eleito para prefeitura pela primeira vez em 2020, ele agora seguirá para o segundo mandato à frente da prefeitura de Macapá. Antes disso, obteve uma cadeira de deputado estadual em 2014 e conseguiu a reeleição em 2018.

O pleito em Macapá teve surpresas antes de as campanhas começarem. Josiel Alcolumbre (União Brasil), irmão e suplente do senador Davi Alcolumbre, optou por sair da corrida pela prefeitura para tentar se eleger vereador, mesmo sendo apontado como o principal concorrente de Furlan.

Publicidade

Doutor Furlan teve oponentes que contavam com o apoio de figuras importantes no estado, como governador Clécio Luís (Solidariedade), o ex-governador e atual ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, e o senador Randolfe Rodrigues (PT).

Ainda assim, seus concorrentes ficaram bem atrás na corrida para a prefeitura. Paulo Lemos (PSOL) teve 9,78% dos votos válidos (23.491 votos) e ficou na segunda colocação.

Críticas à atual gestão

Os pais de Furlan eram da Costa Rica e a família se mudou para Belém, no Pará, logo nos primeiros anos de vida dele. Furlan é médico e exerceu a profissão até 2010, quando entrou para a política.

Devido à profissão de Furlan, os adversários teceram as principais críticas à gestão municipal nas áreas de saúde e saneamento. Dentre as 100 maiores cidades do Brasil, Amapá ocupa a penúltima posição em termos de infraestrutura básica.

Primeiro turno: quem já foi eleito ou reeleito

Nas eleições municipais de 2024, 11 capitais definiram seus prefeitos ainda no primeiro turno.

Publicidade



Eduardo Braide (PSD) garantiu sua vitória em São Luís (MA); Lorenzo Pazolini (Republicanos) conquistou a prefeitura de Vitória (ES); enquanto que João Campos (PSB) venceu em Recife (PE). Em Salvador (BA), Bruno Reis (União Brasil) foi reeleito, e JHC (PL) foi o escolhido para comandar Maceió (AL).

Tião Bocalom (PL) venceu em Rio Branco (AC); Dr. Furlan (MDB) foi reeleito em Macapá (AP). Florianópolis (SC) terá Topázio Neto (PSD) à frente da administração; e Arthur Henrique (MDB) assumirá a prefeitura de Boa Vista (RR). Eduardo Paes (PSD) foi reeleito no Rio de Janeiro (RJ); e Silvio Mendes (União Brasil) se tornou prefeito de Teresina (PI).