Eleitores de Manaus (AM) voltaram às urnas neste domingo (27) para escolher o prefeito da gestão 2025-2028.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
Ouça este conteúdo

O candidato do Avante, David Almeida, foi reeleito à prefeitura de Manaus (AM) no segundo turno das eleições 2024, realizado neste domingo (27). A partir do dia 1º de janeiro de 2025, ele dará início ao segundo mandato à frente do Executivo da capital amazonense.

CARREGANDO :)

Almeida e o candidato Capitão Alberto Neto (PL) protagonizaram uma das disputas mais acirradas dessas eleições municipais 2024. O resultado das eleições em Manaus indicou que, com 100% das urnas apuradas, Almeida teve 54,59% dos votos válidos (576.171 votos) e Neto ficou com 45,41% dos votos válidos (479.297 votos).

No primeiro turno, Almeida havia ficado à frente de Capitão Alberto Neto com uma diferença pequena de 79.533 votos - Almeida teve 32,16% votos válidos (354.596 votos), enquanto Neto obteve 25,94% votos válidos da preferência do eleitor (275.063 votos).

Publicidade

Durante o segundo turno, a disputa pela preferência do eleitorado continuou acirrada. Em pesquisa de intenção de voto divulgada pela Quaest na véspera da votação, Almeida tinha 51% no cenário estimulado com votos válidos, enquanto Capitão Alberto Neto alcançava 49%: um empate técnico considerando a margem de erro de três pontos percentuais.

David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) avançaram para a votação final deixando para trás os candidatos Amom Mandel (Cidadania), Roberto Cidade (União), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU). No primeiro turno Mandel teve 19,10% da escolha do eleitor (210.643 votos), enquanto Cidade ficou com 17,01% (187.566 votos); Ramos com 6,03% (66.528 votos); Barreto com 0,66% (7.273 votos) e Vasconcelos com 0,1% (1.064 votos) da preferência do eleitor.

David Almeida se candidatou pela coligação "Avante, Manaus", composta por Agir, PSD, DC, Avante e MDB, enquanto Capitão Alberto Neto formou a coligação "Ordem e Progresso", composta por PL e Novo.

  • Metodologia da pesquisa citada: A Quaest entrevistou 1.002 pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Manaus foi contratada pela Radio Tv do Amazonas LTDA/ Rede Amazônica Rádio e Televisão. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº AM-03077/2024.

Em 2020, David Almeida venceu político com longa carreira no estado

David Almeida foi eleito em 2020, quando já fazia parte do Avante, também em uma disputa acirrada com 51,27% dos votos (466.970 em números absolutos). Na ocasião, ele derrotou o candidato Amazonino Mendes, do Podemos, figura política importante no estado, que ficou então com 48,73% da escolha popular (443.747 votos). Em meio à pandemia de Covid-19, a eleição teve 22,43% de abstenção, 4,19% votos em branco e 7,64% de votos nulos.

Publicidade

Amazonino Mendes, falecido em 2023, teve longa carreira política no estado. Além de ter sido por três vezes prefeito de Manaus, ele foi quatro vezes governador do Amazonas e uma vez senador, tendo no histórico a criação de instituições importantes como a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O candidato Wilker Barreto (Mobiliza), que perdeu estas eleições à prefeitura de Manaus no primeiro turno, compunha chapa com Amazonino Mendes como vice no pleito de 2020.

Candidatos se declaravam conservadores e disputavam eleitor de direita

Os dois candidatos à prefeitura de Manaus no segundo turno, David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL), disputavam a simpatia do eleitor conservador nas urnas. Apesar de não ter recebido o apoio oficial de Jair Bolsonaro (PL) e ter sido chamado por ele de "pinóquio manauara", Almeida apoiou o ex-presidente em 2022 e evitou criticá-lo em sua campanha, acenando principalmente ao eleitor evangélico.

Já Capitão Alberto Neto teve o apoio declarado de Jair Bolsonaro, com gravação de vídeo defendendo a candidatura dele e visita do ex-presidente a Manaus faltando duas semanas para o segundo turno, em um comício que também contou com a participação de Michelle Bolsonaro (PL).

"A volta da direita ao poder começa com a vitória de Alberto Neto em Manaus. Escolheu o capitão Alberto, vamos para a direita, escolheu o 'pinóquio manauara', vai para o buraco", disse Jair Bolsonaro na ocasião. O afastamento entre Bolsonaro e Almeida começou quando o atual prefeito se aproximou de aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que estão entre os principais líderes nacionais do Amazonas.

Publicidade

Outras pesquisas eleitorais reforçavam empate técnico entre candidatos

As pesquisas eleitorais que antecederam o segundo turno realizadas pelos institutos Paraná Pesquisas e Quaest reiteravam o empate técnico entre os dois candidatos que disputaram a prefeitura de Manaus. O levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na terça-feira* (22) que antecedeu o pleito mostrou no cenário estimulado Almeida e Capitão Alberto Neto com uma diferença mínima das intenções de voto de, respectivamente, 46% e 45,5%, um empate técnico dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

O mesmo correu na pesquisa espontânea: Capitão Alberto Neto com 37,1% e David Almeida com 36,4% das intenções de voto. Mesmo a rejeição dos dois candidatos apontada na pesquisa foi numericamente muito próxima, de 40,8% para David Almeida e de 40,6% para Alberto Neto.

A pesquisa Quaest divulgada no último dia 19** detectou equilíbrio semelhante, com o candidato do Avante somando 43% e a aposta do PL com 41% das intenções de voto no cenário estimulado e em votos totais, um empate técnico dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O empate técnico permaneceu na pesquisa espontânea, no qual Almeida ficou com 36% e Alberto Neto com 34% das intenções de voto.

  • *Metodologia: 800 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 21 de outubro de 2024. A pesquisa em Manaus foi contratada pela C C FRAIJI MELO - PUBLICIDADE / FOCO NO FATO. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº AM-07288/2024.
  • **Metodologia: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. A pesquisa em Manaus foi contratada pela Rede Amazônica Rádio e Televisão. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº AM-05240/2024.

Após o resultado das eleições em Manaus, os desafios da gestão municipal

O prefeito eleito enfrentará uma série de desafios para gerir a cidade de Manaus. Um ranking realizado com exclusividade pela Gazeta do Povo sobre as melhores cidades para se morar no país classificou a capital em 2.092º lugar entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Publicidade

Entre os principais problemas da capital amazonense está a segurança pública. De acordo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública: 2024, Manaus ocupa a primeira posição entre as 50 cidades com maiores taxas de roubo e furto de celular, entre os municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes.

Em debate promovido pela TV Bandeirantes em Manaus, os candidatos ao segundo turno discutiram principalmente o transporte público da cidade, o que incluía sugestões ao transporte fluvial, a regulamentação de mototaxistas, monitoramento dos ônibus da cidade e projetos de BRTs.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]