O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu nesta terça-feira (20) a impugnação do registro da candidatura do vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá (PT-RJ), que disputa a eleição a prefeito de Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro, após uma ferramenta de inteligência artificial apontar para inelegibilidade do petista.
Em 2020, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) rejeitou as contas de Quaquá, que foi prefeito por dois mandatos no município. Segundo o MPE, o Tribunal constatou irregularidades nas contas do ex-prefeito, com imputação de débito por ato que causou prejuízo aos cofres públicos. Apesar de ter sido alertado pelo órgão sobre a irregularidade, o ex-prefeito continuou fazendo uso das verbas de forma indevida.
As Ações de Impugnação de Registro de Candidatura (AICRs) foram ajuizadas após o robô do registro de candidaturas ter detectado que o candidato possui condenações na Justiça e está inelegível por oito anos – a contar da data da decisão proferida.
O deputado federal Quaquá chegou a ter a candidatura indeferida pelo mesmo motivo para o cargo em 2022, mas foi liberado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para a disputa pela vaga ao Congresso Nacional.
A 55ª Promotoria Eleitoral também pediu a impugnação do registro do vereador Adelso Pereira, do Avante após o uso da ferramenta de inteligência artificial. O MPE afirma que o candidato causou dano ao erário quando exercia mandato em Maricá. O político, ainda segundo o órgão, pediu parcelamento do débito ao TCE, mas não cumpriu o acordo e ficou impedido de disputar cargos públicos por oito anos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião