O deputado federal Paulinho Freire (União) foi eleito prefeito de Natal (RN) neste domingo (27). Ele venceu nas urnas a deputada federal Natália Bonavides (PT) no segundo turno das eleições municipais 2024. Freire sucederá o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) no comando da capital potiguar a partir de 1º de janeiro de 2025.
Com 100% das urnas apuradas, o resultado das eleições em Natal indicou vitória de Freire, com 55,34% dos votos válidos (222.661 votos), conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata do PT fez 44,66% (179.714 votos). A abstenção na cidade foi de 26,07%.
Dias era o vice-prefeito de Freire na eleição de 2016, e assumiu a prefeitura em 2018, quando o então prefeito se lançou candidato ao governo do Rio Grande do Norte.
A eleição do parlamentar também representa uma vitória no embate entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que viu sua candidata ser derrotada.
Apesar de Paulinho Freire não ser do Partido Liberal, ele contou com o apoio da sigla na disputa, tendo o senador Rogério Marinho (PL) como principal cabo eleitoral.
Além de Natal, a sigla do ex-mandatário elegeu outros 18 prefeitos no Rio Grande do Norte. Por outro lado, o partido fez apenas dois vereadores na Câmara Municipal de Natal.
O resultado das eleições em Natal também representou uma derrota para a governadora Fátima Bezerra (PT), que poderá enfrentar dificuldades em eleger um sucessor petista em 2026. Apesar de governar o estado, o PT elegeu apenas 7 das 164 prefeituras e três vereadores na capital.
Durante a campanha, Paulinho Freire prometeu ampliar os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) e implementar a telemedicina no município; instalar o programa Fila Zero no município potiguar; instituir sistema de incentivo para o cumprimento de programa de aperfeiçoamento profissional e fortalecer a rede de atendimento à mulher em situação de violência e risco de morte.
Ele também propôs a instalação de bases descentralizadas da Guarda Municipal em todas as regiões da cidade, modernizar os equipamentos da Guarda Civil e aumentar o efetivo da tropa. Para a área da educação, Freire prometeu quatro escolas em tempo integral para quatro regiões administrativas da cidade.
Na reta final, a capital teve uma das eleições municipais mais disputadas do país. Pesquisa Quaest divulgada na véspera da votação em segundo turno indicava Freire com 53% dos votos válidos, contra 47% de Bonavides.
- Metodologia da pesquisa citada: 1.000 entrevistados pela Quaest entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Natal foi contratada pela TV Cabugi. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RN-05344/2024.
Os candidatos que disputaram a prefeitura de Natal
- Paulinho Freire (União Brasil)
Paulo Freire, 59 anos, é natural de Natal e tem presença na política local há mais de três décadas. O início da carreira foi em 1992, quando foi eleito para o primeiro de seis mandatos como vereador. Dez anos depois, Paulinho Freire foi eleito pela primeira vez como deputado estadual.
Em 2008 se elegeu como vice-prefeito, e passou a chefe do Executivo quatro anos depois, quando foi eleito prefeito de Natal. Em 2022, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados como deputado federal.
- Natália Bonavides (PT)
Natália Bonavides, 35 anos, é natural de Natal, advogada de formação com ligações com a política desde a graduação em Direito, quando militou no movimento estudantil. Natália foi advogada do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e fundou um projeto de assessoria jurídica a movimentos sociais, o Escritório Popular.
Em 2016, Natália foi eleita para o primeiro cargo público, vereadora de Natal. Dois anos depois foi eleita deputada federal, cargo para o qual foi reconduzida em 2022.
Após o resultado das eleições em Natal, os desafios à nova gestão
A nova gestão da prefeitura de Natal tem uma série de desafios a serem enfrentados. A capital potiguar ficou na 22ª colocação entre as 27 capitais brasileiras em um ranking elaborado pela Gazeta do Povo sobre as melhores cidades para se morar no país. No ranking geral, Natal ficou na posição 2.297 entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
Entre os principais pontos críticos identificados no levantamento, os dados de Natal mostram deficiências na infraestrutura da cidade. Cruzando dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa da Gazeta do Povo trouxe notas baixas referentes ao asfaltamento de ruas e ligações de esgoto à rede de coleta e tratamento.
A quantidade de famílias em situação de rua identificada no estudo também chama a atenção, o que levou Natal a ficar com uma nota abaixo de 7 em uma escala que vai de 0 a 10. Índices ainda mais baixos foram identificados nas áreas de cultura (5,6) e trabalho (4,36) - este último leva em conta a proporção de pessoas com emprego formal em relação à população do município.
Deixe sua opinião