Quem acompanhou as eleições nas últimas décadas poderia pensar que uma aliança entre PT e PSDB seria algo extremamente difícil (senão, impossível). Mas o improvável aconteceu em Palmas, no Tocantins. A Federação Palmas Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, aprovou apoio à candidatura do deputado estadual Júnior Geo (PSDB).
A aliança inesperada aconteceu em convenção nesta sexta-feira, 2 de agosto. E pode ficar ainda mais “apaixonada” nesta segunda-feira (5), quando o PSDB fará sua própria convenção partidária na disputa pela capital do Tocantins.
Concorrentes além da aliança PT-PSDB
Júnior Geo seria o “sucessor natural” de Cinthia Ribeiro (PSDB), eleita duas vezes prefeita da capital tocantinense. Contudo, a aliança PT-PSDB terá pela frente a candidata Janad Valcari, do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Valcari formalizou sua candidatura em convenção na sexta (2), em parceria com o Republicanos, tendo como vice Pedro Cardoso. Ela já foi vereadora de Palmas em 2020, e chegou a presidir a Câmara Municipal. Porém, antes de encerrar o mandato conseguiu ser eleita deputada estadual em 2022.
E se por um lado a aliança PT-PSDB tem PcdoB e PV, o PL de Valcari formou coligação com Progressistas, União Brasil, MDB, Partido da Mulher Brasileira (PMB), Solidariedade, AVANTE, Partido Renovação Democrática (PRD), e Partido Democrático Trabalhista (PDT) – além, é claro, do Republicanos.
Outros candidatos adversários são Eduardo Siqueira, oficializado em convenção do partido Podemos na quinta-feira (1°), além de Carlos Amastha (PSB), ex-prefeito de Palmas que deve oficializar candidatura, Lúcia Viana (Psol).
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Polícia descobre novas ameaças de morte a Lula e Moraes com armas pesadas
AGU contrata advogados no exterior para extraditar condenados pelos atos de 8/1
Lula critica Meta e convoca reunião para tratar do assunto: “Extremamente grave”