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Pesquisa Belém
Pesquisa 100% Cidades entrevistou 800 eleitores em Belém no dia 23 de outubro.| Foto: Infografia / Gazeta do Povo

O instituto 100% Cidades divulgou nesta quinta-feira (24) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Belém (PA) no segundo turno das eleições municipais de 2024.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Igor Normando (MDB) lidera as intenções de voto, contra seu adversário Éder Mauro (PL).

100% Cidades: pesquisa para a prefeitura de Belém no 2º turno

Estimulada (votos totais)

  • Igor Normando (MDB): 58,1%
  • Éder Mauro (PL): 33,7%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 4,4%
  • Indecisos: 3,7%

Estimulada (votos válidos)

  • Igor Normando (MDB): 63,3%
  • Éder Mauro (PL): 36,7%

Espontânea

  • Igor Normando (MDB): 56,1%
  • Éder Mauro (PL): 32%
  • Ninguém/branco/nulo: 4,4%
  • Outros: 0,2%
  • Indecisos: 7,2%

Pesquisa apurou rejeição aos candidatos à prefeitura de Belém

Desses candidatos em qual você não votaria de jeito nenhum para prefeito de Belém?

  • Éder Mauro (PL): 51,1%
  • Igor Normando (MDB): 27,5%
  • Não rejeita ninguém: 15,3%
  • Rejeita todos: 3,7%
  • Não sabe/não respondeu: 2,3

Pesquisa em Belém perguntou sobre a posição política dos candidatos

O posicionamento político do candidato é importante na decisão do seu voto?

  • Sim: 89,6%
  • Mais ou menos: 0,6%
  • Não: 7,2%
  • Não sabe/Não respondeu: 2,6%

Metodologia: 800 entrevistados pelo instituto 100% Cidades no dia 23 de outubro de 2024. A pesquisa em Belém foi contratada pelo próprio instituto 100% Cidades. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº PA-00695/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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