O instituto 100% Cidades divulgou uma pesquisa neste sábado (26) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Cuiabá (MT) faltando um dia para a realização de segundo turno das eleições municipais de 2024.
De acordo com o levantamento, considerando votos válidos, Abílio Brunini (PL) tem 50,1% das intenções de voto dos eleitores cuiabanos, enquanto que Lúdio Cabral (PT) tem 49,9% nesta véspera da votação. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. Veja a seguir mais detalhes da pesquisa divulgada pela revista Exame.
100% Cidades: pesquisa para a prefeitura de Cuiabá
Estimulada - Votos válidos (sem nulos, brancos e indecisos):
- Abílio Brunini (PL): 50,1%
- Lúdio Cabral (PT): 49,9%
Estimulada
- Abílio Brunini (PL): 47,1%
- Lúdio Cabral (PT): 46,8%
- Indecisos: 3,6%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 2,5%
Espontânea (quando a lista de candidatos não é apresentada)
- Abílio: 46,1%
- Lúdio: 44,2%
- Ninguém/Branco/Nulo: 2,8%
- Outros: 0,3%
- NS/NR/Indeciso: 6,6%
Metodologia: 600 entrevistados pelo 100% Cidades no dia 25 de outubro de 2024. A pesquisa em Cuiabá foi contratada pelo próprio instituto. Confiança: 95%. Margem de erro: 4 pontos percentuais. Registro no TSE nº MT-07669/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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