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A pesquisa 100% Cidades em João Pessoa entrevistou 600 pessoas no dia 22 de outubro.
A pesquisa 100% Cidades em João Pessoa entrevistou 600 pessoas no dia 22 de outubro.| Foto: Infografia / Gazeta do Povo

O instituto 100% Cidades divulgou nesta quinta-feira (24) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de João Pessoa (PB) no segundo turno nas eleições municipais de 2024.

O candidato Cícero Lucena (PP) lidera as intenções de voto da pesquisa estimulada, aparecendo à frente de Marcelo Queiroga (PL). A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

100% Cidades: pesquisa para a prefeitura de João Pessoa

Estimulada (votos válidos)

  • Cícero Lucena (PP): 67,7%
  • Marcelo Queiroga (PL): 32,3%

Estimulada (votos totais)

  • Cícero Lucena (PP): 62,5%
  • Marcelo Queiroga (PL): 29,8%
  • Voto branco/nulo: 4,7%
  • Não sabe: 2,9%

Espontânea

  • Cícero Lucena (PP): 60,2%
  • Marcelo Queiroga (PL): 26,2%
  • Ninguém/branco/nulo: 5,1%
  • Outros: 0,2%
  • Não sabe: 8,3%

Pesquisa perguntou sobre rejeição aos candidatos

Desses candidatos em qual você não votaria de jeito nenhum para Prefeito de João Pessoa?

  • Marcelo Queiroga (PL): 53,5%
  • Cícero Lucena (PP): 26,3%
  • Não rejeita ninguém: 13%
  • Rejeita todos: 3,4%
  • Não sabe: 3,7%

Pesquisa questionou sobre o posicionamento político do candidato

O posicionamento político do candidato é importante na decisão do seu voto?

  • Sim: 84,7%
  • Mais ou menos: 0,3%
  • Não: 9,7%
  • Não sabe/não respondeu: 5,3%

Metodologia: 600 entrevistados pela 100% Cidades no dia 22 de outubro de 2024. A pesquisa em João Pessoa foi contratada pelo próprio instituto 100% Cidades. Confiança: 95%. Margem de erro: 4 pontos percentuais. Registro no TSE nº PB-01397/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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