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Pesquisa Manaus
Confira a mais recente pesquisa eleitoral para a prefeitura de Manaus.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O Instituto 100% Cidades divulgou neste sábado (26), véspera da votação de segundo turno das eleições municipais 2024, uma nova pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Manaus (AM).

De acordo com o levantamento, realizado pela Futura Inteligência e publicado pela revista Exame, o atual prefeito David Almeida (Avante), candidato à reeleição, tem 53,8% dos votos válidos, enquanto que o candidato Capitão Alberto Neto (PL) tem 46,2%.

100% Cidades: pesquisa para a prefeitura de Manaus no 2º turno

Estimulada (votos válidos):

  • David Almeida (Avante):  53,8%
  • Capitão Alberto Neto (PL): 46,2%

Estimulada (votos totais):

  • David Almeida (Avante):  50,2%
  • Capitão Alberto Neto (PL): 43,1%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 2,7%
  • NS/NR/Indeciso: 4,0%

Espontânea (votos totais):

  • David Almeida: 46,5%
  • Capitão Alberto Neto: 39,1%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 3,1%
  • NS/NR/Indeciso: 11,3%
  • Outros: 0,0%

Metodologia: 1.000 entrevistados pela Futura no dia 25 de outubro de 2024. A pesquisa em Manaus foi contratada pelo Instituto 100% Cidades. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº AM-02950/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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