O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (18) um levantamento que mostra como está a intenção de voto do eleitor à prefeitura de Natal (RN), faltando nove dias para a realização do segundo turno das eleições municipais 2024.
O candidato Paulinho Freire (União) lidera a preferência de voto dos eleitores nos cenários de pesquisa estimulada e espontânea, à frente de sua adversária Natália Bonavides (PT).
100% Cidades: pesquisa de 2º turno para a prefeitura de Natal
Estimulada (votos totais)
- Paulinho Freire (União): 54,8%
- Natália Bonavides (PT): 39,2%
- Em branco/nulo/nenhum: 3,6%
- Não sabe/não respondeu: 2,3%
Estimulada (votos válidos)
- Paulinho Freire (União): 58,3%
- Natália Bonavides (PT): 41,7%
Espontânea
- Paulinho Freire (União): 52,6%
- Natália Bonavides (PT): 37,1%
- Em branco/nulo/ninguém: 4%
- Não sabe/não respondeu: 6,1%
- Outros: 0,2%
100% Cidades perguntou sobre rejeição aos candidatos
Desses candidatos em qual você não votaria de jeito nenhum para prefeito de Natal?
- Natália Bonavides (PT): 50,4%
- Paulinho Freire (União): 37%
- Não rejeita ninguém: 7,4%
- Rejeita todos: 2,5%
- Não sabe/não respondeu: 2,8%
100% Cidades perguntou sobre o posicionamento político dos candidatos em Natal
O posicionamento político do candidato é importante na decisão do seu voto?
- Sim: 89%
- Mais ou menos: 1%
- Não: 8%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Metodologia: 600 entrevistados pelo 100% Cidades no dia 22 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto 100% Cidades. Confiança: 95%. Margem de erro: 4 pontos percentuais. Registro no TSE nº RN-02898/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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