A pesquisa 100% Cidades divulgada nesta quarta-feira (23) mostra como está o cenário eleitoral para a prefeitura de São Paulo neste segundo turno das eleições municipais.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Ricardo Nunes (MDB), que disputa a reeleição, aparece com 57% das intenções de voto. Já Guilherme Boulos (Psol) tem 33,9%.
100% Cidades: pesquisa para a prefeitura de São Paulo
Estimulada
- Ricardo Nunes (MDB): 57%
- Guilherme Boulos (Psol): 33,9%
- Ninguém/Branco/Nulo: 4,1%
- Não sabe/não respondeu/indeciso: 5,1%
Estimulada - votos válidos
- Ricardo Nunes (MDB): 62,7%
- Guilherme Boulos (Psol): 37,3%
Espontânea
- Ricardo Nunes (MDB): 51,3%
- Guilherme Boulos (Psol): 33,3%
- Outros: 0,2%
- Ninguém/branco/nulo: 4,6%
- Não sabe/não respondeu/indeciso: 10,6%
Pesquisa em São Paulo perguntou sobre a rejeição dos candidatos
Desses candidatos em qual você não votaria de jeito nenhum para prefeito de São Paulo?
- Guilherme Boulos (Psol): 53,9%
- Ricardo Nunes (MDB): 29,8%
- Não rejeita ninguém: 9,6%
- Rejeita todos: 1,6%
- Não sabe/não respondeu: 5,1%
100% Cidades questionou sobre a decisão do voto
O posicionamento político do candidato é importante na decisão do seu voto?
- Sim: 91,2%
- Mais ou menos: 0,7%
- Não: 6,1%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Metodologia da pesquisa para São Paulo: foram entrevistados 1000 eleitores no dia 22 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto 100% Cidades. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,1 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE sob nº SP-02893/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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