O instituto 100% Cidades divulgou nesta quinta-feira (24) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Porto Alegre (RS) no segundo turno das eleições municipais de 2024.
O atual prefeito Sebastião Melo (MDB) aparece na liderança, com 68,1% dos votos válidos no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados. Já Maria do Rosário (PT) soma 31,9%.
100% Cidades: pesquisa para a prefeitura de Porto Alegre
Estimulada (votos válidos)
- Sebastião Melo (MDB): 68,1%
- Maria do Rosário (PT): 31,9%
Estimulada (votos totais)
- Sebastião Melo (MDB): 64,6%
- Maria do Rosário (PT): 30,2%
- Ninguém/Branco/Nulo: 2,8%
- Não sabe/Não respondeu/Indeciso: 2,4%
Espontânea
- Sebastião Melo (MDB): 62,2%
- Maria do Rosário (PT): 29,7%
- Outros: 0,2%
- Ninguém/Branco/Nulo: 3,1%
- Não sabe/Não respondeu/Indeciso: 5,0%
Pesquisa em Porto Alegre perguntou sobre a rejeição dos candidatos
- Maria do Rosário (PT): 59,6%
- Sebastião Melo (MDB): 29,3%
- Não rejeita ninguém: 7,1%
- Rejeita todos: 1,9%
- Não sabe/Não respondeu: 2,0%
100% Cidades questionou se o posicionamento político do candidato é importante na decisão do voto
- Sim: 81,7%
- Mais ou menos: 2,7%
- Não: 13,7%
- Não sabe/Não respondeu: 1,9%
Metodologia: 800 entrevistados pelo instituto 100% Cidades no dia 23 de outubro de 2024. A pesquisa em Porto Alegre foi contratada pela própria 100% Cidades Participações Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais. Registro no TSE nº RS-06594/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.