O instituto 100% Cidades divulgou nesta quinta-feira (24) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Porto Velho (RO) no segundo turno das eleições municipais de 2024.
O instituto mostrou, na pesquisa estimulada em Porto Velho, um empate técnico entre Mariana Carvalho (União) e Léo (Podemos). A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais
100% Cidades: pesquisa para a prefeitura de Porto Velho no 2º turno
Estimulada (votos totais)
- Léo (Podemos): 49,3%
- Mariana (União): 44,4%
- Indecisos: 2,2%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4,1%
Estimulada (votos válidos)
- Léo (Podemos): 52,6%
- Mariana (União): 47,4%
Espontânea
- Léo (Podemos): 47,6%
- Mariana (União): 40,6%
- Indecisos: 7,4%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 4,5%
Pesquisa apurou rejeição aos candidatos à prefeitura de Porto Velho
Desses candidatos em qual você não votaria de jeito nenhum para Prefeito de Porto Velho?
- Mariana Carvalho (União): 41,3%
- Léo (Podemos): 33,1%
- Não rejeita ninguém: 18%
- Rejeita todos: 3,4%
- Não sabe/não respodneu: 4,1%
Pesquisa em Porto Velho perguntou sobre posicionamento político dos candidatos
O posicionamento político do candidato é importante na decisão do seu voto?
- Sim: 81,6%
- Mais ou menos: 1,8%
- Não: 13,1%
- Não sabe/não respondeu: 3,6%
Metodologia: 600 entrevistados pelo instituto 100% Cidades no dia 22 de outubro de 2024. A pesquisa em Porto Velho foi contratada pelo próprio instituto 100% Cidades. Confiança: 95%. Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº RO-01361/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.