O instituto 100% Cidades divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Serra (ES), faltando um dia para a realização do segundo turno das eleições municipais 2024. A pesquisa foi publicada pelo jornal Folha Vitoria.
Na estimulada com votos válidos, o levantamento aponta que o candidato Weverson Meireles (PDT) tem 63,6% das intenções de voto dos serranos, enquanto que Pablo Muribeca (Republicanos) tem 36,4% nesta véspera da votação.
100% Cidades: pesquisa para a prefeitura de Serra (ES) no 2º turno
Estimulada (com votos válidos)
- Weverson Meireles (PDT): 63,6%
- Pablo Muribeca (Republicanos): 36,4%
Estimulada
- Weverson Meireles (PDT): 55,7%
- Pablo Muribeca (Republicanos): 31,9%
- Ainda não decidiu/Indeciso/Não sabe: 8,2%
- Não votaria: 4,2%
Espontânea
- Weverson Meireles (PDT): 40,4%
- Pablo Muribeca (Republicanos): 26,9%
- Ninguém/ branco/ nulo: 5,1%
- Ainda não decidiu/Indeciso/Não sabe: 26,1%
- Outros: 1,5%
Rejeição aos candidatos
- Pablo Muribeca (Republicanos): 43,7%
- Weverson Meireles (PDT): 22,3%
- Não rejeita ninguém: 24,6%
- Não sabe/ não respondeu: 8,8%
- Rejeita todos: 0,7%
Metodologia: 600 entrevistados pelo 100% Cidades no dia 25 de outubro de 2024. A pesquisa em Serra (ES) foi contratada pelo próprio instituto. Confiança: 95%. Margem de erro: 4 pontos percentuais. Registro no TSE nº ES-05793/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.