O instituto AtlasIntel em parceria com a CNN Brasil divulgou uma pesquisa sobre a corrida eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ). O prefeito Eduardo Paes (PSD), pré-candidato à reeleição, aparece com 42,6% das intenções de voto e o atual deputado federal e pré-candidato Alexandre Ramagem (PL) aparece com 31,2%.
Segundo os dados divulgados, o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) tem 12,7% das intenções de votos, enquanto o vereador Pedro Duarte (Novo) teve a preferência de 3,8% dos entrevistados pelo levantamento. O deputado federal Otoni de Paula (MDB) aparece com 2,3% de intenções de votos, seguida pela deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) com 1,3% e o deputado federal Marcelo Queiroz (PP), com 0,5%.
Os votos brancos e nulos somam 3,1% e 2,4% responderam que não sabiam em quais dos pré-candidatos vão votar.
De acordo com a pesquisa eleitoral do Rio de Janeiro, em um eventual segundo turno entre Eduardo Paes e Alexandre Ramagem, o atual prefeito venceria com 51% dos votos, contra 36,7%. Na simulação contra Tarcísio Motta, Paes aparece com 50,3% dos votos e Motta com 21%.
Segundo a CNN Brasil, 1.239 moradores do Rio de Janeiro foram entrevistados pelo sistema de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR) entre os dias 18 e 23 de abril. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE como RJ-00787/2024.
- Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.