O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO). No resultado com votos válidos da pesquisa estimulada, o candidato Leandro Vilela (MDB) aparece com 50,8% das intenções de voto.
Na sequência estão Professor Alcides (PL), com 39,2%, e Willian Panda (PSB), com 10%. A margem de erro da pesquisa à prefeitura de Aparecida de Goiânia é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Aparecida de Goiânia
Estimulada (votos válidos)
- Leandro Vilela (MDB): 50,8%
- Professor Alcides (PL): 39,2%
- Willian Panda (PSB): 10%
Pesquisa em Aparecida de Goiânia simulou cenários de segundo turno
Cenário 1
- Leandro Vilela (MDB): 57%
- Willian Panda (PSB): 18%
- Branco/Nulo: 17%
- Não sabe: 9%
Cenário 2
- Professor Alcides (PL): 45%
- Willian Panda (PSB): 26%
- Branco/Nulo: 16%
- Não sabe: 13%
Cenário 3
- Leandro Vilela (MDB): 51%
- Professor Alcides (PL): 38%
- Branco/nulo: 6%
- Não sabe: 5%
Metodologia: 801 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em Aparecida de Goiânia foi contratada pelo Portal 6 Comunicação LTDA / Portal 6. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº GO-06304/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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