O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa de intenção de voto à prefeitura de Belo Horizonte. Pelo levantamento, o candidato Bruno Engler lidera as intenções de voto, com 28,2%. Na sequência, empatados tecnicamente, aparecem Gabriel Azevedo (MDB), com 18,3%, e Fuad Noman (PSD), com 18,2%.
A pesquisa de intenção de voto também simulou cenários de segundo turno à prefeitura de Belo Horizonte. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Belo Horizonte
Estimulada (votos válidos)
- Bruno Engler (PL): 28,7%
- Gabriel (MDB): 18,6%
- Fuad Noman (PSD): 18,5%
- Mauro Tramonte (Republicanos): 13%
- Duda Salabert (PDT): 11,9%
- Rogério Correia (PT): 8,4%
- Carlos Viana (Podemos): 0,5%
- Indira Xavier (UP): 0,2%
- Lourdes Francisco (PCO): 0%
- Wanderson Rocha (PSTU): 0%
Pesquisa em Belo Horizonte simulou cenários de segundo turno
Cenário 1
- Bruno Engler (PL): 50%
- Carlos Viana (Podemos): 17%
- Branco/Nulo: 30%
- Não sabe: 4%
Cenário 2
- Bruno Engler (PL): 52%
- Duda Salabert (PDT): 36%
- Branco/Nulo: 10%
- Não sabe: 2%
Cenário 3
- Bruno Engler (PL): 49%
- Fuad Noman (PSD): 41%
- Branco/Nulo: 9%
- Não sabe: 2%
Cenário 4
- Gabriel (MDB): 44%
- Bruno Engler (PL): 40%
- Branco/Nulo: 14%
- Não sabe: 2%
Cenário 5
- Bruno Engler (PL): 41%
- Mauro Tramonte (Republicanos): 34%
- Branco/Nulo: 23%
- Não sabe: 2%
Cenário 6
- Bruno Engler (PL): 53%
- Rogério Correia (PT): 36%
- Branco/Nulo: 9%
- Não sabe: 2%
Metodologia: 2.500 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº MG-07676/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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