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Pesquisa Curitiba
Segundo turno em Curitiba será decidido neste domingo (27) entre os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB).| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

A AtlasIntel divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Curitiba (PR) no segundo turno das eleições municipais de 2024. De acordo com informações fornecidas pelo próprio instituto, a pesquisa foi realizada por meio de questionários online, espontaneamente respondidos pelos participantes.

O candidato Eduardo Pimentel (PSD) apareceu com 57,5% das intenções de votos válidos, enquanto Cristina Graeml (PMB) tinha 42,5%. Veja abaixo outros resultados da pesquisa.

AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Curitiba

Estimulada (votos válidos)

  • Eduardo Pimentel (PSD): 57,5%
  • Cristina Graeml (PMB): 42,5%

Estimulada (votos totais)

  • Eduardo Pimentel (PSD): 54,2%
  • Cristina Graeml (PMB): 40,1%
  • Voto branco/nulo: 4,8%
  • Não sabe: 0,9%

Pesquisa em Curitiba perguntou sobre a imagem dos candidatos

Eduardo Pimentel

  • Positiva: 50%
  • Negativa: 34%
  • Não sabe: 17%

Cristina Graeml

  • Positiva: 41%
  • Negativa: 53%
  • Não sabe: 7%

AtlasIntel perguntou sobre aprovação dos governos municipal, estadual e federal

Avaliação do prefeito Rafael Greca

  • Aprova: 57%
  • Desaprova: 32%
  • Não sabe: 11%

Avaliação do governador Ratinho Junior

  • Aprova: 66%
  • Desaprova: 24%
  • Não sabe: 10%

Avaliação do presidente Lula

  • Aprova: 36%
  • Desaprova: 61%
  • Não sabe: 4%

AtlasIntel questionou sobre o desempenho do prefeito, governador e presidente

Prefeito Rafael Greca

  • Ótimo/bom: 43%
  • Regular: 37%
  • Ruim/péssimo: 21%

Governador Ratinho Junior

  • Ótimo/bom: 50%
  • Regular: 36%
  • Ruim/péssimo: 14%

Presidente Lula

  • Ótimo/bom: 25%
  • Regular: 18%
  • Ruim/péssimo: 57%

Pesquisa em Curitiba perguntou sobre a imagem de líderes políticos

Deltan Dallagnol

  • Positiva: 38%
  • Negativa: 46%
  • Não sabe: 16%

Gleisi Hoffmann

  • Positiva: 17%
  • Negativa: 72%
  • Não sabe: 11%

Goura

  • Positiva: 33%
  • Negativa: 40%
  • Não sabe: 27%

Jair Bolsonaro

  • Positiva: 45%
  • Negativa: 49%
  • Não sabe: 6%

Lula

  • Positiva: 39%
  • Negativa: 59%
  • Não sabe: 2%

Paulo Martins

  • Positiva: 28%
  • Negativa: 45%
  • Não sabe: 26%

Rafael Greca

  • Positiva: 63%
  • Negativa: 32%
  • Não sabe: 6%

Ratinho Junior

  • Positiva: 63%
  • Negativa: 28%
  • Não sabe: 9%

Rosangela Moro

  • Positiva: 14%
  • Negativa: 59%
  • Não sabe: 27%

Sergio Moro

  • Positiva: 28%
  • Negativa: 59%
  • Não sabe: 13%

Zeca Dirceu

  • Positiva: 12%
  • Negativa: 65%
  • Não sabe: 24%

Pesquisa AtlasIntel ouviu a opinião sobre os maiores problemas que afetam Curitiba

  • Criminalidade: 58,3%
  • Saúde: 40,9%
  • População de rua: 36,7%
  • Degradação do centro da cidade: 27,9%
  • Engarrafamentos: 27,3%
  • Transporte público: 19,7%
  • Educação: 19,3%
  • Burocracia e barreiras para negócios: 11,1%
  • Má conservação de ruas, calçadas e áreas de lazer: 10,9%
  • Habitação (moradia): 9,8%
  • Corrupção: 7%
  • Desordem urbana e barulho: 5,1%
  • Poluição: 2,9%
  • Limpeza urbana: 0,9%

Metodologia: 1.221 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 20 e 25 de outubro de 2024. A pesquisa em Curitiba foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PR-08211/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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