Confira os dados da pesquisa mais recente para a prefeitura de João Pessoa (PB).| Foto: Infografia / Gazeta do Povo
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O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de João Pessoa. A pesquisa foi publicada pela CNN Brasil.

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Os dados mostram o atual prefeito, Cícero Lucena (PP) com 41,1% das intenções de votos para a gestão da capital da Paraíba. Depois dele aparecem Marcelo Queiroga (PL), com 21,4%, Ruy Carneiro (Podemos), com 21%; e Luciano Cartaxo (PT), com 15,1%.

AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de João Pessoa

Estimulada (votos válidos)

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  • Cícero Lucena (PP): 41,1%
  • Marcelo Queiroga (PL): 21,4%
  • Ruy Carneiro (Podemos): 21%
  • Luciano Cartaxo (PT): 15,1%
  • Camilo Duarte (PCO): 1,1%
  • Yuri Ezequiel (UP): 0,4%

Estimulada (votos totais)

  • Cícero Lucena (PP): 40,3%
  • Marcelo Queiroga (PL): 21%
  • Ruy Carneiro (Podemos): 20,6%
  • Luciano Cartaxo (PT): 14,8%
  • Camilo Duarte (PCO): 1,1%
  • Yuri Ezequiel (UP): 0,4%
  • Brancos e nulos: 1,8%
  • Não sabem: 0,1%

Pesquisa simulou cenários de segundo turno à prefeitura de João Pessoa

Cenário 1 - Cícero Lucena x Luciano Cartaxo

  • Cícero Lucena (PP): 50%
  • Luciano Cartaxo (PT): 27%
  • Não sabem: 5%
  • Voto em branco/nulo: 17%
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Cenário 2 - Cícero Lucena x Ruy Carneiro

  • Cícero Lucena (PP): 44%
  • Ruy Carneiro (Podemos): 42%
  • Não sabem: 3%
  • Voto em branco/nulo: 12%

Cenário 3 - Cícero Lucena x Marcelo Queiroga

  • Cícero Lucena (PP): 53%
  • Marcelo Queiroga (PL): 29%
  • Não sabem: 1%
  • Voto em branco/nulo: 17%

Metodologia: 1.595 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em João Pessoa foi contratada pela AtlasIntel. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº PB-04892/2024.

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Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.