Pesquisa AtlasIntel para a prefeitura de Natal (RN).| Foto: Infografia / Gazeta do Povo
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O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de Natal. O levantamento foi divulgado pela CNN Brasil.

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A pesquisa aponta que a atual deputada federal Natália Bonavides (PT) tem 34,6% dos votos válidos, seguido por Paulinho Freire (União) com 34,4% e por Carlos Eduardo (PSD) com 27,1%. Veja abaixo como está a corrida pela prefeitura da capital potiguar.

AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Natal

Estimulada (votos válidos)

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  • Natália Bonavides (PT): 34,6%
  • Paulinho Freire (União): 34,4%
  • Carlos Eduardo (PSD): 27,1%
  • Rafael Motta (Avante): 2,7%
  • Nando Poeta (PSTU): 1,1%
  • Heró (PRTB): 0%

Pesquisa simulou cenários de segundo turno à prefeitura de Natal

Cenário 1

  • Carlos Eduardo (PSD): 44%
  • Paulinho Freire (União): 38%
  • Não sabem: 4%
  • Voto em branco/nulo: 15%

Cenário 2

  • Carlos Eduardo (PSD): 42%
  • Natália Bonavides (PT): 35%
  • Não sabem: 2%
  • Voto em branco/nulo: 22%
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Cenário 3

  • Paulinho Freire (União): 41%
  • Natália Bonavides (PT): 42%
  • Não sabem: 1%
  • Voto em branco/nulo: 16%

Metodologia: 1.600 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em Natal foi contratada pela AtlasIntel. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº RN-04858/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

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Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.