O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de Palmas (TO).
Na pesquisa estimulada, na qual são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) lidera com 45,8%, enquanto Professor Junior Geo (PSDB) aparece com 30,4%. Na terceira colocação está Janad Valcari (PL) com 23,1%.
AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Palmas
Estimulada (votos válidos)
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos): 45,8%
- Professor Junior Geo (PSDB): 30,4%
- Janad Valcari (PL): 23,1%
- Lucia Viana (Psol): 0,7%
Pesquisa em Palmas simulou cenários de segundo turno
Cenário 1
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos): 67%
- Janad Valcari (PL): 24%
- Indecisos: 4%
- Branco/nulo: 6%
Cenário 2
- Professor Junior Geo (PSDB): 64%
- Janad Valcari (PL): 25%
- Indecisos: 8%
- Branco/nulo: 3%
Cenário 3
- Eduardo Siqueira Campos (Podemos): 46%
- Professor Junior Geo (PSDB): 39%
- Indecisos: 5%
- Branco/nulo: 10%
Metodologia: 1.600 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubrode 2024. A pesquisa foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº TO-01217/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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