O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de Porto Alegre.
No cenário de votos válidos, Sebastião Melo (MDB) lidera com 36,1%, e em segundo lugar empatas tecnicamente estão Maria do Rosário (PT) com 29,1% e Juliana Brizola (PDT) aparece com 25,7%.
AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Porto Alegre
Estimulada (votos válidos)
- Sebastião Melo (MDB): 36,1%
- Maria do Rosário (PT): 29,1%
- Juliana Brizola (PDT): 25,7%
- Felipe Camozzato (Novo): 7,9%
- Luciano do MLB (UP): 0,1%
- Fabiana Sanguiné (PSTU): 0,3%
- Carlos Alan (PRTB): 0,1%
- Luciano do MLB (UP): 0,1%
- César Pontes (PCO): 0%
Pesquisa em Porto Alegre simulou cenários de segundo turno
Cenário 1
- Sebastião Melo (MDB): 48%
- Maria do Rosário (PT): 42%
- Indecisos: 1%
- Branco/nulo: 9%
Cenário 2
- Juliana Brizola (PDT): 51%
- Sebastião Melo (MDB): 43%
- Indecisos: 1%
- Branco/nulo: 6%
Cenário 3
- Sebastião Melo (MDB): 39%
- Felipe Camozzato (Novo): 25%
- Indecisos: 6%
- Branco/nulo: 30%
Metodologia: 1.600 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubrode 2024. A pesquisa foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº RS-05880/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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