A AtlasIntel divulgou neste sábado (26) uma nova pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de Porto Alegre (RS).
O levantamento, divulgado na véspera do segundo turno das eleições municipais de 2024, mostra Sebastião Melo (MDB) com 56,5% dos votos válidos. Maria do Rosário (PT), tem 43,5%.
Quando se leva em conta os votos totais, Melo tem 55,4% contra 42,7% de Maria do Rosário. Dentre os entrevistados, 1,7% pretendem votar nulo ou em branco, e 0,2% não souberam responder.
Na pesquisa anterior, divulgada em 21 de outubro, Melo tinha 56% dos votos totais; Maria do Rosário, 41%.
AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Porto Alegre
Estimulada (votos válidos)
- Sebastião Melo (MDB): 56,5%
- Maria do Rosário (PT): 43,5%
Estimulada (votos totais)
- Sebastião Melo (MDB): 55,4%
- Maria do Rosário (PT): 42,7%
- Voto branco/nulo: 1,7%
- Não sabe: 0,2%
Metodologia: A AtlasIntel entrevistou 1.625 pessoas entre os dias 15 e 20 de outubro de 2024. A pesquisa em Porto Alegre foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda. O grau de confiança é 95%, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais. Registro no TSE: nº RS-03200/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.