AtlasIntel ouviu 1.999 eleitores em Porto Alegre.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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A AtlasIntel divulgou nesta quinta-feira (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Porto Alegre (RS) nas eleições municipais de 2024

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No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados, o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) lidera com 36,5% das intenções de voto, seguido por Maria do Rosário (PT), que soma 30,1%. Na terceira colocação está Juliana Brizola (PDT), que alcança 22,9% da preferência dos eleitores.

AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Porto Alegre

Estimulada

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  • Sebastião Melo (MDB): 36,5%
  • Maria do Rosário (PT): 30,1%
  • Juliana Brizola (PDT): 22,9%
  • Felipe Camozzato (Novo): 6,3%
  • Fabiana Sanguiné (PSTU): 0,6%
  • Luciano do MLB (UP): 0%
  • Branco/Nulo: 0,4%
  • Não sabe: 3,2%

Pesquisa em Porto Alegre simulou cenários de segundo turno

Cenário 1

  • Sebastião Melo (MDB): 45%
  • Maria do Rosário (PT): 44%
  • Branco/Nulo: 11%

Cenário 2

  • Juliana Brizola (PDT): 50%
  • Sebastião Melo (MDB): 42%
  • Branco/Nulo: 7%
  • Não sabe: 2%
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Cenário 3

  • Sebastião Melo (MDB): 36%
  • Felipe Camozzato (Novo): 21%
  • Branco/Nulo: 39%
  • Não sabe: 4%

AtlasIntel perguntou sobre aprovação dos governos municipal, estadual e federal

Avaliação do prefeito Sebastião Melo

  • Aprova: 38%
  • Desaprova: 61%
  • Não sabe: 2%

Avaliação do governador Eduardo Leite

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  • Aprova: 39%
  • Desaprova: 52%
  • Não sabe: 9%

Avaliação do presidente Lula

  • Aprova: 46%
  • Desaprova: 46%
  • Não sabe: 8%

AtlasIntel questionou sobre o desempenho do prefeito, governador e presidente

Prefeito Sebastião Melo

  • Ótimo/bom: 27%
  • Regular: 20%
  • Ruim/péssimo: 53%
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Governador Eduardo Leite

  • Ótimo/bom: 19%
  • Regular: 51%
  • Ruim/péssimo: 30%

Presidente Lula

  • Ótimo/bom: 31%
  • Regular: 27%
  • Ruim/péssimo: 43%

Pesquisa em Porto Alegre perguntou sobre a imagem de líderes políticos

Juliana Brizola

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  • Positiva: 49%
  • Negativa: 28%
  • Não sabe: 23%

Lula

  • Positiva: 48%
  • Negativa: 49%
  • Não sabe: 4%

Eduardo Leite

  • Positiva: 43%
  • Negativa: 43%
  • Não sabe: 15%
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Sebastião Melo

  • Positiva: 40%
  • Negativa: 58%
  • Não sabe: 2%

Jair Bolsonaro

  • Positiva: 35%
  • Negativa: 62%
  • Não sabe: 4%

Maria do Rosário

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  • Positiva: 35%
  • Negativa: 57%
  • Não sabe: 8%

Felipe Camozzato

  • Positiva: 27%
  • Negativa: 33%
  • Não sabe: 40%

AtlasIntel ouviu a opinião sobre os maiores problemas que afetam Porto Alegre

  • Saúde: 43,%
  • Criminalidade: 34,6%
  • Educação: 29,5%
  • Corrupção: 24,9%
  • Transporte público: 24,9%
  • População de rua: 22,9%
  • Má conservação de ruas, calçadas e áreas de lazer: 21,1%
  • Limpeza urbana: 18,2%
  • Habitação (moradia): 15,1%
  • Engarrafamentos: 14,2%
  • Degradação do centro da cidade: 13,7%
  • Burocracia e barreiras para negócios: 11,6%
  • Poluição: 5,8%
  • Desordem urbana e barulho: 4,5%

Metodologia: 1.199 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 20 e 24 de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RS-08655/2024.

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Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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