Pesquisa da AtlasIntel entrevistou 2,5 mil eleitores no Rio de Janeiro.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ).

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O atual prefeito Eduardo Paes (PSD) tem 53,3% das intenções de votos dos cariocas, seguido por Alexandre Ramagem (PL) com 35,1% e Tarcísio Motta (PSOL) com 6,8%. Veja abaixo como está a corrida à prefeitura da capital fluminense.

AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura do Rio de Janeiro

Estimulada (votos válidos)

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  • Eduardo Paes (PSD): 53,3%
  • Alexandre Ramagem (PL): 35,1%
  • Tarcísio Motta (Psol): 6,8%
  • Carol Sponza (Novo): 1,9%
  • Marcelo Queiroz (PP): 1,2%
  • Juliete Pantoja (UP): 0,8%
  • Rodrigo Amorim (União): 0,7%
  • Cyro Garcia (PSTU): 0,3%
  • Henrique Simonard (PCO): 0%

Pesquisa no Rio de Janeiro simulou cenários de segundo turno

Cenário 1

  • Eduardo Paes (PSD): 58%
  • Alexandre Ramagem (PL): 36%
  • Branco/Nulo: 4%
  • Não sabe: 3%

Cenário 2

  • Eduardo Paes (PSD): 55%
  • Tarcísio Motta (Psol): 17%
  • Branco/Nulo: 23%
  • Não sabe: 5%
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Metodologia: 2.506 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pela própria AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-07603/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro