O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de Salvador. O candidato Bruno Reis (União Brasil) lidera o levantamento, com 72,2% dos votos válidos na pesquisa estimulada.
Na sequência da pesquisa à prefeitura de Salvador aparecem Geraldo Júnior (MDB), com 17,5%, e Kleber Rosa (Psol), com 9,3% das intenções de voto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Salvador
Estimulada (votos válidos)
- Bruno Reis (União Brasil): 72,2%
- Geraldo Júnior (MDB): 17,5%
- Kleber Rosa (Psol): 9,3%
- Victor Marinho (PSTU): 0,6%
- Eslane Paixão (UP): 0,4%
- Giovani Damico (PCB): 0%
- Silvano Alves (PCO): 0%
Pesquisa simulou cenário de segundo turno à prefeitura de Salvador
Bruno Reis x Geraldo Júnior
- Bruno Reis (União Brasil): 70,6%
- Geraldo Júnior (MDB): 21,5%
- Branco/Nulo: 5%
- Não sabe: 2,9%
Metodologia da pesquisa AtlasIntel para a prefeitura de Salvador: 1.209 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 24 de setembro e 29 de outubro de 2024. A pesquisa em Salvador foi contratada pela Empresa Editora A Tarde Ltda/A Tarde. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº BA-01970/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.