Pesquisa AtlasIntel para a prefeitura de São Luís (MA).| Foto: Infografia / Gazeta do Povo
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O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de São Luís. A pesquisa foi publicada no site do SBT News.

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A pesquisa coloca o atual prefeito Eduardo Braide (PSD), que tenta a reeleição, com 56,8% das intenções de voto. Em segundo, vem o deputado federal Duarte Junior (PSB), com 22,9%.

AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de São Luís

Estimulada (votos válidos)

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  • Eduardo Braide (PSD): 56,8%
  • Duarte Júnior (PSB): 22,9%
  • Dr. Yglésio (PRTB): 8,9%
  • Franklin (Psol): 3,3%
  • Fábio Câmara (PDT): 2,6%
  • Saulo Arcangeli (PSTU): 1,9%
  • Wellington do Curso (Novo): 1,8%
  • Flávia Alves (Solidariedade): 1,7%

Estimulada (votos totais)

  • Eduardo Braide (PSD): 56,2%
  • Duarte Junior (PSB): 22,7%
  • Dr. Yglésio (PRTB): 8,8%
  • Franklin (Psol): 3,3%
  • Fábio Câmara (PDT): 2,6%
  • Saulo Arcangeli (PSTU): 1,8%
  • Wellington do Curso (Novo): 1,8%
  • Flávia Alves (Solidariedade) 1,7%
  • Branco, nulo ou nenhum dos candidatos: 0,3%
  • Não sabem responder: 0,7%

Pesquisa simulou cenários de segundo turno à prefeitura de São Luís

Cenário 1 - Braide x Duarte

  • Eduardo Braide (PSD): 65%
  • Duarte Júnior (PSB): 30%
  • Não sabem: 1%
  • Voto branco/nulo/nenhum: 5%
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Metodologia: 1.596 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em São Luís foi contratada pela AtlasIntel. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº MA-08805/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.