Pesquisa AtlasIntel para a prefeitura de Vitória (ES).| Foto: Infografia / Gazeta do Povo
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O instituto AtlasIntel divulgou neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024, uma pesquisa para a prefeitura de Vitória. Na liderança, considerando os votos válidos, está o candidato Lorenzo Pazolini (Republicanos), com 47,3% de preferência do eleitor.

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Na sequência aparecem os candidatos Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), com 21%, e João Coser (PT), com 17,8%. A pesquisa para prefeitura de Vitória tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

AtlasIntel: pesquisa para a prefeitura de Vitória

Estimulada (votos válidos)

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  • Lorenzo Pazolini (Republicanos): 47,3%
  • Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB): 21%
  • João Coser (PT): 17,8%
  • Assumção (PL): 6,6%
  • Camila Valadão (Psol): 5,7%
  • Du (Avante): 1,6%

Pesquisa em Vitória simulou cenários de segundo turno

Cenário 1

  • Lorenzo Pazolini (Republicanos): 54,7%
  • João Coser (PT): 34,3%
  • Branco/Nulo: 5,8%
  • Não sabe: 5,2%

Cenário 2

  • Lorenzo Pazolini (Republicanos): 52,7%
  • Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB): 36,8%
  • Branco/Nulo: 7,5%
  • Não sabe: 3,1%
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Metodologia: 1.607 entrevistados pela AtlasIntel entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024. A pesquisa em Vitória foi contratada pela AtlasIntel. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº ES-08897/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.