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Pesquisa Belo Horizonte
Confira a mais recente pesquisa eleitoral para a prefeitura de Belo Horizonte.| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

O Datafolha divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa para a prefeitura de Belo Horizonte (MG) a um dia do segundo turno das eleições municipais.

Segundo o novo levantamento, o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), tem 53% dos votos válidos. Já Bruno Engler (PL) aparece com 47%.

Na pesquisa anterior, divulgada na quarta-feira (24), Fuad tinha 54% e Engler, 46%.

Datafolha: pesquisa para a prefeitura de Belo Horizonte no 2º turno

Estimulada - votos totais

  • Fuad Noman (PSD): 48%
  • Bruno Engler (PL): 42%
  • Branco/Nulo: 7%
  • Não respondeu: 4%

Estimulada - votos válidos

  • Fuad Noman (PSD): 53%
  • Bruno Engler (PL): 47%

Espontânea

Na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apresentam o nome dos candidatos. Nesse caso, os resultados de Fuad incluem os eleitores que disseram votar nele, no "55" (seu número) ou "no atual" (já que ele é o atual prefeito da cidade). Os números de Engler incluem tanto os eleitores mencionaram o nome do candidato do PL quanto os que afirmaram votar no "22" (o número de Engler).

  • Fuad Noman (PSD): 37%
  • Bruno Engler (PL): 28%
  • Indecisos: 16%
  • Branco/Nulo: 7%
  • Outros: 3%

Rejeição

  • Bruno Engler (PL): 48%
  • Fuad Noman (PSD): 36%

Metodologia: O Datafolha ouviu 1.674 pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Belo Horizonte foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE: nº MG-01286/2024.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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