O Datafolha divulgou neste sábado (26) uma pesquisa que mostra como está a disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE) a um dia do segundo turno das eleições municipais de 2024.
De acordo com o levantamento, o candidato André Fernandes (PL) tem 51% dos votos, enquanto Evandro Leitão (PT) tem 49% nesta véspera da votação. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura de Fortaleza no 2º turno
Estimulada - votos válidos
- André Fernandes (PL): 51%
- Evandro Leitão (PT): 49%
Estimulada - votos totais
Na pesquisa estimulada, ambos os candidatos subiram dois pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior do Datafolha, divulgada em 17 de outubro.
- André Fernandes (PL): 47%
- Evandro Leitão (PT): 45%
- Branco/Nulo: 3%
- Indeciso/Não respondeu: 5%
Pesquisa espontânea
Rejeição
- André Fernandes (PL): 47%
- Evandro Leitão (PT): 47%
Metodologia: O Datafolha entrevistou 1.134 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 25 e 26 de outubro de 2024. A pesquisa em Fortaleza foi contratada pelo jornal O Povo. A margem de erro é 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%. O número do registro da pesquisa no TSE é CE-07939/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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