O Datafolha divulgou pesquisa neste sábado (5) que mostra como está a disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE) na véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024. O levantamento mostra André Fernandes (PL) com 33% das intenções de voto, considerando os válidos, e Evandro Leitão (PT) com 31% . Assim, a pesquisa aponta um empate técnico, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais.
Confira abaixo.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura de Fortaleza
Estimulada (votos válidos: sem brancos e nulos)
- André Fernandes (PL): 33%
- Evandro Leitão (PT): 31%
- Capitão Wagner (União): 17%
- José Sarto (PDT): 14%
- Eduardo Girão (Novo): 3%
- Técio Nunes (Psol): 1%
- George Lima (Solidariedade): não pontuou
- Chico Malta (PCB): não pontuou
Espontânea (sem lista de candidatos)
- André Fernandes (PL): 19%
- Evandro Leitão (PT): 17%
- José Sarto (PDT): 9%
- Capitão Wagner (União): 8%
- Indecisos: 24%
Metodologia: O Datafolha entrevistou 1.134 eleitores de Fortaleza nos dias 4 e 5 de outubro, sexta-feira e este sábado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada com o número CE-03351/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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