O instituto Datafolha divulgou uma pesquisa nesta quinta-feira (3) que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura de Recife (PE) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo site G1.
Na pesquisa estimulada, o atual prefeito João Campos (PSB), que busca a reeleição, aparece com 74%. O segundo colocado é Gilson Machado (PL), que tem 10% das intenções de voto.
A pesquisa Datafolha também questionou os eleitores sobre a rejeição dos candidatos.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura de Recife
Estimulada
- João Campos (PSB): 74%
- Gilson Machado (PL): 10%
- Daniel Coelho (PSD): 5%
- Dani Portela (Psol): 4%
- Tecio Teles (Novo): 1%
- Ludmila (UP): 1%
- Simone Fontana (PSTU): 0%
- Victor Assis (PCO): não foi mencionado
- Em branco/Nulo/Nenhum: 4%
- Não sabe: 1%
Espontânea
- João Campos (PSB): 62%
- Gilson Machado (PL): 7%
- Dani Portela (Psol): 4%
- Daniel Coelho (PSD): 2%
- "No atual": 1%
- Outras respostas: 9%
- Em branco/Nulo/Nenhum: 4%
- Não sabe: 12%
Pesquisa do Datafolha apurou a rejeição dos candidatos em Recife
- Gilson Machado (PL): 47%
- Daniel Coelho (PSD): 39%
- Dani Portela (Psol): 30%
- Ludmila (UP): 29%
- Tecio Teles (Novo): 27%
- Victor Assis (PCO): 22%
- Simone Fontana (PSTU): 22%
- João Campos (PSB): 9%
- Rejeita todos: 1%
- Não rejeita nenhum: 2%
- Não sabe: 4%
Metodologia: 910 entrevistados pelo Datafolha entre os dias 1 e 3 de outubro de 2024. A pesquisa em Recife foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº PE-06324/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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