A Folha de S. Paulo divulgou nesta sexta-feira (5) um novo levantamento sobre a corrida eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro. O atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), lidera a preferência dos eleitores com 53% das intenções de voto na pesquisa estimulada e com 28% na pesquisa espontânea.
Nos cenário estimulado, Tarcísio Motta (Psol) e Alexandre Ramagem (PL) aparecem na sequência com 9% e 7%, respectivamente, empatados dentro da margem de 3 pontos percentuais.
Veja abaixo a pesquisa de intenção de voto do Datafolha para a prefeitura do Rio de Janeiro.
Pesquisa eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro
Estimulada 1
- Eduardo Paes (PSD): 53%
- Tarcísio Motta (Psol): 9%
- Alexandre Ramagem (PL): 7%
- Juliete Pantoja (UP): 3%
- Cyro Garcia (PSTU): 3%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 2%
- Marcelo Queiroz (PP): 2%
- Dani Balbi (PCdoB): 1%
- Carol Sponza (Novo): 0%
- Em branco/nenhum: 14%
- Não sabem: 5%
Estimulada 2
- Eduardo Paes (PSD): 55%
- Tarcísio Motta (Psol): 10%
- Alexandre Ramagem (PL): 7%
- Cyro Garcia (PSTU): 4%
- Juliete Pantoja (UP): 3%
- Carol Sponza (Novo): 1%
- Em branco/nenhum: 15%
- Não sabem: 5%
Espontânea
- Eduardo Paes (PSD): 28%
- Alexandre Ramagem (PL): 2%
- Tarcísio Motta (Psol): 2%
- No atual: 1%
- Outras respostas: 4%
- Em branco/nenhum: 9%
- Não sabem: 53%
Rejeição
- Cyro Garcia (PSTU): 27%
- Tarcísio Motta (Psol): 22%
- Alexandre Ramagem (PL): 21%
- Marcelo Queiroz (PP): 19%
- Eduardo Paes (PSD): 19%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 18%
- Dani Balbi (PC do B): 17%
- Juliete Pantoja (UP): 15%
- Carol Sponza (Novo): 15%
- Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 3%
- Rejeita todos/não votaria em nenhum: 6%
- Não sabem: 9%
Metodologia: 840 pessoas entrevistadas pelo Datafolha entre os dias 2 e 4 de julho de 2024. A pesquisa foi contratada pela Folha da Manhã S.A. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº RJ-06701/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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