O instituto Datafolha divulgou neste sábado (5) uma nova pesquisa que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ), um dia antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo site G1.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) aparece com 61% das intenções de voto, seguido por Alexandre Ramagem (PL), com 24%. Veja a seguir os dados da pesquisa da véspera do primeiro turno.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura do Rio de Janeiro
Estimulada (votos válidos)
- Eduardo Paes (PSD): 61%
- Alexandre Ramagem (PL): 24%
- Tarcísio Motta (Psol): 7%
- Marcelo Queiroz (PP): 3%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 2%
- Cyro Garcia (PSTU): 1%
- Juliete Pantoja (Unidade Popular): 1%
- Carol Sponza (Novo): 0%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
Espontânea
- Eduardo Paes (PSD): 54%
- Alexandre Ramagem (PL):22 %
- Tarcísio Motta (Psol): 6%
- Marcelo Queiroz (PP): 3%
- Rodrigo Amorim (União): 2%
- Cyro Garcia (PSTU): 1%
- Juliete Pantoja (Unidade Popular): 0%
- Carol Sponza (Novo): 0%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 7%
- Não sabe: 4%
Quaest apurou a rejeição eleitoral dos candidatos no Rio de Janeiro
- Alexandre Ramagem (PL): 36%
- Tarcísio Motta (Psol): 31%
- Rodrigo Amorim (União): 21%
- Cyro Garcia (PSTU): 20%
- Eduardo Paes (PSD): 19%
- Marcelo Queiroz (PP): 15%
- Carol Sponza (Novo): 11%
- Juliete Pantoja (Unidade Popular): 11%
- Henrique Simonard (PCO): 10%
- Não sabe: 7%
- Todos/não votaria em nenhum: 2%
Metodologia: 1.809 entrevistados pela Datafolha na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 4 e 5 de outubro de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE: RJ-04865/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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