O instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (3) uma nova pesquisa que mostra o cenário eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) nas eleições municipais de 2024. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo site G1. O prefeito Eduardo Paes (PSD) segue na liderança, com 54% das intenções de voto, seguido por Alexandre Ramagem (PL), com 22%.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura do Rio de Janeiro
Estimulada
- Eduardo Paes (PSD): 54%
- Alexandre Ramagem (PL): 22%
- Tarcísio Motta (Psol): 4%
- Marcelo Queiroz (PP): 2%
- Cyro Garcia (PSTU): 1%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%
- Juliete Pantoja (Unidade Popular): 1%
- Carol Sponza (Novo): 0%
- Henrique Simonard (PCO): 0%
- Em branco/Nulo: 10%
- Não sabe: 4%
Espontânea
- Eduardo Paes (PSD): 43%
- Alexandre Ramagem (PL): 17%
- Tarcísio Motta (Psol): 3%
- Marcelo Queiroz (PP): 1%
- Outros: 5%
- Atual prefeito: 0%
- Recusa: 0%
- Em branco/Nulo: 8%
- Não sabe: 23%
Pesquisa do Datafolha apurou a rejeição dos candidatos no Rio de Janeiro
- Alexandre Ramagem (PL): 36%
- Tarcísio Motta (Psol): 27%
- Cyro Garcia (PSTU): 24%
- Eduardo Paes (PSD): 21%
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 20%
- Marcelo Queiroz (PP): 14%
- Juliete Pantoja (Unidade Popular): 11%
- Carol Sponza (Novo): 10%
- Henrique Simonard (PCO): 8%
- Indecisos: 7%
- Rejeita todos: 4%
- Não rejeita nenhum: 2%
Metodologia: 1.106 entrevistados pela Datafolha entre os dias 1 e 3 de outubro de setembro de 2024. A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº RJ-00823/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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