O instituto Datafolha divulgou uma nova pesquisa nesta quinta-feira (19) que mostra a preferência de voto do eleitor a prefeito de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o candidato do Psol, Guilherme Boulos, estão empatados na liderança das intenções de voto na pesquisa estimulada, dentro da margem de erro.
Pablo Marçal (PRTB) aparece em terceiro lugar, seguido por Tabata Amaral (PSB), Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo). Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) não pontuaram na pesquisa estimulada do Datafolha para prefeito de São Paulo. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo.
Datafolha: pesquisa para a prefeitura de São Paulo
Estimulada
- Ricardo Nunes (MDB): 27%
- Guilherme Boulos (Psol): 26%
- Pablo Marçal (PRTB): 19%
- Tabata Amaral (PSB): 8%
- Datena (PSDB): 6%
- Marina Helena (Novo):3%
- Altino Prazeres (PSTU): 0%
- Bebeto Haddad (DC): 0%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- Em branco/Nulo: 6%
- Indecisos: 3%
Espontânea
- Guilherme Boulos (Psol): 23%
- Ricardo Nunes (MDB): 16%
- Pablo Marçal (PRTB): 15%
- Tabata Amaral (PSB): 4%
- Datena (PSDB): 2%
- Marina Helena (Novo): 1%
- Outras respostas: 5%
- Em branco/Nulo: 6%
- Indecisos: 28%
Datafolha simulou cenários de segundo turno na eleição em São Paulo
Cenário 1
- Ricardo Nunes (MDB):52%
- Guilherme Boulos (Psol): 37%
- Em branco/Nulo: 10%
- Indecisos: 1%
Cenário 2
- Ricardo Nunes (MDB): 60%
- Pablo Marçal (PRTB): 25%
- Em branco/Nulo: 14%
- Não sabe: 2%
Cenário 3
- Guilherme Boulos (Psol): 50%
- Pablo Marçal (PRTB): 36%
- Em branco/Nulo: 12%
- Indecisos: 2%
Pesquisa da Datafolha em São Paulo apurou a rejeição dos candidatos a prefeito
- Pablo Marçal (PRTB): 47%
- Guilherme Boulos (Psol): 38%
- Datena (PSDB): 35%
- Ricardo Nunes (MDB): 21%
- Tabata Amaral (PSB): 14%
- Bebeto Haddad (DC): 13%
- João Pimenta (PCO): 13%
- Marina Helena (Novo): 11%
- Altino Prazeres (PSTU): 11%
- Ricardo Senese (UP): 8%
- Rejeita todos: 2%
- Não rejeita nenhum: 1%
- Indecisos: 3%
Pesquisa Datafolha perguntou sobre o voto dos eleitores de Lula, Haddad, Bolsonaro e Tarcísio
Eleitores de Jair Bolsonaro
- Pablo Marçal (PRTB): 41%
- Ricardo Nunes (MDB): 40%
- Tabata Amaral (PSB): 4%
- Marina Helena (Novo):3%
- Datena (PSDB): 2%
- Guilherme Boulos (Psol): 2%
- Bebeto Haddad (DC): 0%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Altino Prazeres (PSTU): 0%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- Em branco/Nulo: 4%
- Indecisos: 3%
Eleitores de Tarcísio de Freitas
- Ricardo Nunes (MDB): 43%
- Pablo Marçal (PRTB): 37%
- Tabata Amaral (PSB): 5%
- Guilherme Boulos (Psol): 3%
- Marina Helena (Novo):3%
- Datena (PSDB): 2%
- Bebeto Haddad (DC): 0%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Altino Prazeres (PSTU): 0%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- Em branco/Nulo: 4%
- Indecisos: 3%
Eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva
- Guilherme Boulos (Psol): 48%
- Ricardo Nunes (MDB): 18%
- Tabata Amaral (PSB): 11%
- Datena (PSDB): 7%
- Pablo Marçal (PRTB): 5%
- Marina Helena (Novo):1%
- Bebeto Haddad (DC): 1%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Altino Prazeres (PSTU): 0%
- Ricardo Senese (UP): 0%
- Em branco/Nulo: 5%
- Indecisos: 3%
Eleitores de Fernando Haddad
- Guilherme Boulos (Psol): 53%
- Ricardo Nunes (MDB): 16%
- Tabata Amaral (PSB): 11%
- Datena (PSDB): 7%
- Pablo Marçal (PRTB): 4%
- Marina Helena (Novo):2%
- Bebeto Haddad (DC): 1%
- Ricardo Senese (UP): 1%
- João Pimenta (PCO): 0%
- Altino Prazeres (PSTU): 0%
- Em branco/Nulo: 4%
- Indecisos: 2%
Pesquisa questionou eleitores sobre o processo de escolha do candidato
Decisão sobre o voto
- Está totalmente decidido a votar: 67%
- Voto ainda pode mudar: 33%
Escolha do candidato
- É o(a) candidato(a) ideal: 50%
- Não há melhor opção: 49%
- Não sabem: 1%
Metodologia da pesquisa Datafolha a prefeito de São Paulo: 1.204 entrevistados pela Datafolha entre os dias 17 e 19 de setembro de setembro de 2024. A pesquisa para a prefeitura de São Paulo foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela Rede Globo. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Registro no TSE nº SP-03842/2024.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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